Nas Notícias

Seguro defende que os bancos passem a pagar IMI

antonio jose seguro1casa igreja 510“Sabem quanto pagam os bancos de IMI? Zero”, afirmou António José Seguro, ontem, em Cuba do Alentejo. O secretário-geral socialista pretende que o Estado passe a cobrar o Imposto Municipal sobre Imóveis aos fundos que são propriedade de instituições bancárias, para “aliviar as famílias portuguesas”.

António José Seguro defendeu ontem a cobrança de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos bancos, para que o Estado possa repor as perdas resultantes de outra medida que o secretário-geral socialista propõe: uma atualização, por parte das Finanças, do valor das casas, o que iria reduzir o imposto às famílias.

“Propomos que as Finanças atribuam o valor justo da casa, que o atualizem, para que o imposto incida sobre o valor real da casa”, sustentou Seguro.

Mas se as pessoas vão pagar menos, o Estado também terá menor receita. Mas António José Seguro encontrou uma solução: “Onde o Estado vai buscar o dinheiro? Aos donos dos fundos imobiliários”.

“Há muitos fundos em Portugal, a maior parte deles propriedade dos bancos, que são donos de casas. E sabem quanto pagam de IMI? Zero. Pois é altura de os bancos também pagarem IMI sobre as suas casas, para que se faça justiça e para aliviar as famílias”, rematou o socialista.

Em destaque

Subir