Mundo

Segurança: Três agentes, em vez de guardarem Obama, foram para os ‘copos’

obamaOs Serviços Secretos do Presidente mandaram regressar aos EUA três dos agentes que acompanham Barack Obama na deslocação à Holanda. Os seguranças foram apanhados a ‘ir para os copos’, em Amesterdão, e encontram-se suspensos das funções.

Uma ‘noitada’ em Amesterdão, na Holanda, terminou mal para três agentes dos Serviços Secretos dos EUA: apanhados nos ‘copos’, foram suspensos das funções e mandados regressar.

O trio encontrava-se na Holanda a assegurar a segurança de Barack Obama, que chegou ao país na segunda-feira. Só que, na véspera, os agentes fizeram uma ‘noitada’.

De acordo com o The Washington Post, os agentes em causa foram suspensos provisoriamente e mandados para casa, com baixa administrativa, enquanto correr o inquérito disciplinar.

Novo escândalo

Os ‘copos’ deste trio tornaram-se no mais recente escândalo a envolver as forças de segurança do Presidente norte-americano, depois da polémica de 2012.

Em abril desse ano, 12 agentes foram apanhados a recorrer a prostitutas na Colômbia, país onde estava a decorrer a Cimeira das Américas.

O caso ocorreu também na véspera da chegada de Obama.

As regras internas foram apertadas, na sequência desse escândalo, e em 2013 os Serviços Secretos passaram a ser liderados por uma mulher: Julia Pierson.

O porta-voz dos Serviços Secretos, Ed Donovan, já confirmou a suspensão e regresso aos EUA dos três agentes apanhados nos ‘copos’ em Amesterdão.

Em destaque

Subir