Nas Notícias

Segurança Social é o serviço público com mais queixas

Desde o início deste ano, o Portal da Queixa já recebeu 4.133 reclamações dirigidas aos serviços públicos, registando-se assim um aumento de 168 por cento face ao ano de 2015.

A Segurança Social é a entidade pública que regista o maior número de queixas no Portal da Queixa. Até ao fim do mês de novembro, o organismo foi visado com 1.089 reclamações, um número recorde, de acordo com a plataforma online.

Logo a seguir surge o Centro Nacional de Pensões que registou 359 queixas e a Autoridade Tributária e Aduaneira com 350 queixas. Também se destacam outros serviços públicos como a Alfândega de Lisboa com 270 reclamações e o Ministério da Educação e da Ciência com 157 queixas. No fim desta lista encontra-se o Instituto do Emprego e Formação Profissional que regista 98 reclamações, assim como o IMTT e a ADSE com valores muito próximos.

O mau serviço prestado nas entidades públicas, mais concretamente no que respeita ao atendimento, atraso de respostas, enganos e lacunas no serviço de apoio ao cidadão são os principais motivos de queixas dos cidadãos portugueses.

Para além disto, registaram-se casos de declarações de IRS que ficaram suspensos nos serviços, subsídios parentais em atraso e reembolsos por parte da ADSE atrasados.

No entanto, o Ministério da Educação e da Ciência é a entidade pública que se destaca pelo Índice de Satisfação mais elevado (76,8/100) no que respeita à capacidade de resposta e solução, segundo os dados disponibilizados pelo Portal da Queixa.

De igual forma se encontram o Centro Nacional de Pensões (76,5/100), a Caixa Geral de Aposentações (74,7/100) e a ADSE (61,5/100) que têm índices positivos na resposta aos cidadãos queixosos.

Com o aumento do número de reclamações, a plataforma vai realizar um estudo nacional de satisfação dos cidadãos portugueses sobre o serviço público, disponibilizando um inquérito online.

Será considerado que o serviço público português está organizado por setores do Estado (saúde, educação, justiça), apresentando níveis de avaliação da satisfação dos cidadãos de forma individual e por entidade.

O site Portal da Queixa é visitado por mais de meio milhão de portugueses todos os meses, que procuram uma forma de comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas.

 

Em destaque

Subir