Nas Notícias

Segurança Social reage sobre alegados raptos na IURD

A Segurança Social terá feito uma participação ao Ministério Público sobre a alegada rede de adoções ilegais de crianças, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.

O Instituto da Segurança Social “tomando conhecimento dos factos descritos, apresentou, no dia 06/12/2017, uma participação ao Ministério Público/Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, entidade competente nesta matéria”, explica fonte em resposta enviada à agência Lusa.

O caso foi denunciado numa investigação feita pela TVI (ver aqui) e a confirmação da participação foi feita à Lusa por fonte do instituto, que revela que “não estando licenciada, encontrava-se em incumprimento do disposto legal aplicável à altura”.

A Segurança Social explica que, no passado mais recente,”foram várias as melhorias introduzidas, no controle e rigor dos procedimentos que estes processos merecem, traduzidas na existência de listas nacionais de adopção, definição de procedimentos uniformes entre os Organismos de Segurança Social e também, mais recentemente, a constituição do Conselho Nacional de Adopção, que colegialmente, com a presença de todos os Organismos de Segurança Social, garante a uniformização da intervenção em todo o tecido nacional”.

A reportagem “O Segredo dos Deuses” (ver aqui), que começou nesta segunda-feira a ser transmitida na TVI, é analisada uma alegada situação em que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) tinha, na década de 90, um lar ilegal de crianças.

Em destaque

Subir