Tecnologia

Segurança: Instagram passa a exigir dois fatores para autenticação

segurança instagram autenticaçãoA segurança do Instagram foi reforça com um sistema de dois fatores para autenticação. Os utilizadores terão de acrescentar uma senha aleatória que a rede social vai enviar por SMS logo após a introdução da única password que tem sido exigida até agora.

O modelo agora adotado pelo Instagram, uma rede social com mais de 400 milhões de utilizadores, é semelhante ao que foi posto em prática, há quase cinco anos, pelo Facebook.

A autenticação, que até aqui dependia de um email e uma palavra-passe, passa agora a ser feita através de dois fatores.

O email e a senha permanecem, mas no momento em que forem inseridos o Instagram vai enviar uma mensagem (SMS) para o telemóvel registado na conta, sendo essa mensagem um código que serve como segunda password.

A segurança da plataforma tem sido um dos principais alvos das críticas de quem usa o Instagram, que demorou a aplicar uma fórmula que nas redes sociais foi popularizada pelo Facebook.

De acordo com o site TechCrunch, o Instagram, cada vez mais popular entre as celebridades, já está a notificar os utilizadores para as mudanças no processo de autenticação.

Ainda não foi revelada a data para a entrada em funcionamento do segundo fator de autenticação.

Em destaque

Subir