Motociclismo

Segundo triunfo de Xavier de Soultrait no ‘Dakar’

No dia em que Paulo Gonçalves se despediu do 41º Rali Dakar, o francês Xavier de Soultrait obteve a sua segunda vitória em etapas.

O francês da Yamaha foi o mais rápido na especial da tirada que hoje ligou Tacna a Arequipa, segunda parte da etapa maratona da prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial, completando o percurso em menos nove segundos que Matthias Walkner, da KTM.

Apesar de ter realizado o 10º tempo o norte-americano Ricky Brabec, da Honda, manteve a liderança da classificação geral das motos, onde agora possui 2m52s de vantagem sobre Pablo Quintanilla, que na etapa de hoje realizou apenas o 12º tempo.

Toby Price é o melhor representante da KTM, na terceira posição, sendo que nesta quinta etapa recuperou tempo aos dois da frente ao ser oitavo na especial. O australiano está a pouco mais de 3m20s do líder. Já Walkner subiu três lugares e é agora quarto a mais de seis minutos de Brabec. Uma situação oposta à do seu companheiro de equipa Sam Sunderland, que ‘caiu’ para o sétimo posto, depois de sofrer uma penalização de dois minutos.

E se Paulo Gonçalves ficou pelo caminho, Joaquim Gonçalves Jr mitigou um pouco essa má notícia, já que foi o 18º mais rápido na etapa.

Classificação após a 5ª etapa

1º Ricky Brabec (Honda) 16h51m34s

2º Pablo Quintanilla (Husqvarna) + 2m52s

3º Toby Price (KTM) + 3m21s

4º Matthias Walkner (KTM) + 6m17s

5º Adrien Van Beveren (Yamaha) + 6m36s

6 º Kevin Benavides (Honda) + 9m01s

7º Sam Sunderland (KTM) + 11m51s

8º Xavier de Saultrait (Yamaha) + 18m37s

9º Stefan Svitko (KTM) + 26m28s

10º Andrew Short (Husqvarna) + 27m54s

Mais partilhadas da semana

Subir