Nas Notícias

A segunda melhor estrada da Europa é portuguesa

A crítica às estradas portuguesas é recorrente. Mas a verdade é que um estudo da TomTom coloca a marginal do Estoril, que liga Lisboa a Cascais, no segundo lugar das melhores estradas europeias. E não esqueçamos que em 2015 Portugal apresentou uma das melhores redes de infraestruturas de melhor qualidade, numa pesquisa da Comissão Europeia.

A avenida marginal do Estoril, entre Lisboa e Cascais, foi considerada a segunda melhor estrada da União Europeia para viajar no verão, segundo um estudo da TomTom.

A análise foi feita em parceria com um psicólogo, David Holmes, que criou uma fórmula para determinar os percursos que, durante o período de verão, melhores sensações criam aos automobilistas.

A experiência na condução, as curvas, as subidas e descidas, o tráfego, a paisagem e as condições climatéricas ajudaram a criar um padrão de percurso ideal.

E num total de 25 rotas de eleição, a marginal do Estoril ficou em segundo lugar.

O primeiro lugar foi conquistado pela Estrada do Atlântico na Noruega, que oferece a melhor experiência de condução no verão, em solo europeu. A estrada do Lago de Como (Itália), a do Peloponeso (Grécia) e a North Coast 500 (Escócia) completam o top-cinco.

“A fórmula para a Melhor Experiência de Condução no Verão da TomTom, e as funcionalidades nos nossos equipamentos, incluindo mapas vitalícios e informação de trânsito em tempo real, tornam mais fácil conduzir pelas estradas mais incríveis da Europa, e viver uma experiência mais agradável que nunca”, destaca Sofia Veríssimo, diretora-geral da TomTom Portugal, em declarações reproduzidas pelo Económico.

Refira-se que Portugal já concluiu a rede transeuropeia principal de transportes rodoviários, o que lhe permite apresentar infraestruturas da topo. Esta informação não é recente, foi apresentada em 2015, mas resulta de uma análise de um painel de avaliação de transportes da Comissão Europeia.

O velho mito de que as estradas portuguesas não têm qualidade não passa disso mesmo: um mito.

Em destaque

Subir