Nas Notícias

Segunda-feira marca o início da descida de temperatura

As temperaturas vão começar a descer a partir desta segunda-feira na generalidade do território continental, ainda que os distritos de Portalegre e Castelo Branco se mantenham os avisos laranja e vermelho. Na terça-feira, haverá nova descida considerável.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira será de “tempo quente”, mas marcado por uma “pequena descida da temperatura mínima” e  uma “acentuada descida da temperatura máxima no litoral oeste e pequena descida da temperatura máxima na região o sul”.

O céu será “pouco nublado ou limpo” na generalidade de Portugal Continental, com o grande Porto a poder esperar “períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado a partir de meio da tarde”.

Para as regiões do interior, os especialistas antecipam a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada”.

Em Lisboa, as temperaturas devem variar entre os 32 graus de máxima e os 20 de mínima, ao passo que no Porto os termómetros podem oscilar entre os 23 e os 17 graus.

Évora será a zona mais quente de Portugal, com 43 graus, seguida por Beja e Castelo Branco (42), Portalegre (40) e Bragança (38).

Açores e Madeira

A região dos Açores pode esperar “períodos de céu muito nublado com boas abertas” e “vento nordeste fraco a bonançoso”.

As temperaturas máximas serão de 26 graus para as ilhas de Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, e 25 para Hora.

Para a Madeira, o IPMA antecipa “tempo quente com céu geralmente pouco nublado”, com 26 graus de temperatura máxima para Porto Santo e 29 para o Funchal.

Estado do Mar

Os especialistas prevêem que a costa ocidente tenha “ondas de noroeste com um a 1,5 metros” a uma temperatura de 18/20 graus.

Para a costa Sul, são previstas ondas de “sueste inferiores a um metro, passando a ondas de sudoeste”. A temperatura da água do mar será de 20/21 graus.

Em destaque

Subir