Mundo

Segunda caravana de migrantes hondurenhos retoma na Guatemala viagem para EUA

A segunda caravana de migrantes hondurenhos a atravessar a Guatemala com destino aos Estados Unidos retomou hoje em Zacapa a viagem em direção a Guastatoya.

Mais de 7.000 migrantes hondurenhos caminham já por território mexicano para alcançarem a fronteira com os Estados Unidos, e esta segunda comitiva, na qual viajam crianças, mulheres e homens, subiu hoje a bordo de camiões e outros veículos para continuar o seu périplo.

Desde as 04:00 locais (11:00 de Lisboa), os migrantes, na maioria hondurenhos, embora pessoas de outras nacionalidades se lhes tenham juntado, iniciaram a caminhada para chegar a Teculután, uma localidade do departamento de Zacapa situada a cerca de 120 quilómetros a nordeste da capital guatemalteca.

Um dos membros desta segunda caravana, formada por pelo menos umas 1.500 pessoas, segundo o Observatório de Direitos Humanos, relatou à agência noticiosa espanhola Efe que um companheiro de viagem foi hoje atropelado, mas as autoridades até agora não confirmaram.

O observatório disse que os seus representantes em Zacapa estão a coordenar ações com equipas de socorro em Teculután para fornecer cuidados médicos aos migrantes hondurenhos.

Pelo menos 7.000 pessoas, de acordo com a ONU, fazem parte da primeira caravana de migrantes centro-americanos que desde 13 de outubro avançam rumo aos Estados Unidos, em busca do “sonho americano”.

Em destaque

Subir