Nas Notícias

Secretas: Silva Carvalho pede desvinculação do segredo de Estado para poder prestar declarações

ar2O ex-espião e diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) pediu a desvinculação do segredo de Estado, para poder prestar declarações no âmbito do caso das secretas, se for chamado para o efeito.

Jorge Silva Carvalho pretende a desvinculação do segredo de Estado, para poder prestar declarações sobre o caso das secretas, onde vê o seu nome envolvido.

Um comunicado emitido através de João Medeiros, advogado do ex-diretor da SIED, esclarece a situação e fala sobre esta possibilidade, sendo que o Estado terá que liberar este pedido.

Na nota pode-se ler o seguinte que “por opção consciente e pensada”,  Jorge Silva Carvalho,  ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, “acusado de acesso indevido a dados pessoais, abuso de poder e violação de segredo de Estado, remeteu-se ao silêncio e prestará esclarecimentos em sede de julgamento, após, como solicitou e espera ser desvinculado do segredo de Estado que sobre si ainda impende”. 

João Medeiros  sustenta a tese de que Jorge Silva Carvalho está a ser vítima de um “linchamento popular” e critica as declarações do bastonário da Ordem dos Advogados.

Marinho Pinto afirmara no passado domingo que a alegada investigação da vida privada do empresário, Pinto Balsemão é “um atentado gravíssimo à democracia e deve ser investigado até às últimas consequências”, acusando Marinho de “tomar uma posição pública sobre um processo concreto e pendente, ao arrepio das normas do estatuto que jurou defender”.

Em destaque

Subir