Nas Notícias

Secretário de Estado emociona-se ao anunciar ausência de óbitos por covid-19

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, emocionou-se na conferência de imprensa desta sexta-feira, ao anunciar um número que nunca se verificara, desde o início da pandemia: zero óbitos num dia.

Portugal registou nesta segunda-feira um número relevante: pela primeira vez desde o início da pandemia, não houve óbitos a lamentar.

Na conferência de imprensa da apresentação dos dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, o secretário de Estado da Saúde destacou esse dado e não conteve a emoção.

António Lacerda Sales tentou explicar esse sentimento. E foi com a voz embargada que o fez.

“Relativamente aos zero óbitos para nós é um motivo de grande satisfação. Tem sido muito difícil, nestes últimos tempos. E quero dizer que estamos muitos felizes com o facto de isto ter acontecido”, referiu.

Apesar do indicador positivo – ao qual se acompanha um número menor de novos infetados: 106 nas últimas 24 horas –, não há espaço para baixar a guarda.

“Olhamos para estes números com humildade, com cautela, porque sabemos que, de um momento para o outro, esta situação se pode inverter”, alertou o governante.

Nesta análise emocionada, deixou uma “mensagem de confiança e esperança aos portugueses”, pedindo que, “num esforço individual e coletivo”, os cidadãos “ajudassem a manter este processo”.

“Que durante muitos mais dias possamos ter muito mais vezes zero óbitos”, concluiu.

Em destaque

Subir