Mundo

Secretário da NATO olha para a Ucrânia e só vê tropas da Rússia

jens stoltenbergJens Stoltenberg não tem dúvidas: “As tropas russas aproximam-se da Ucrânia”. O secretário-geral da NATO acusa a Rússia de estar a apoiar, “com treinos e equipamento”, os grupos separatistas na parte leste da Ucrânia, ao mesmo tempo que reforça as tropas na fronteira.

A Rússia prepara-se para anexar mais uma fatia da Ucrânia. O aviso partiu do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla internacional), que analisou com apreensão as recentes movimentações russas junto à fronteira com a Ucrânia.

Jens Stoltenberg alertou para os reforços que a Rússia tem movimentado para junto da fronteira com a Ucrânia e acusou o regime de Putin de ingerência em território ucraniano.

“A Rússia continua a apoiar os separatistas com treinos, com o fornecimento de equipamento e também com forças especiais nas regiões do leste da Ucrânia”, garantiu ainda o norueguês que lidera a NATO.

As acusações de Stoltenberg surgem depois da NATO ter realizado mais de 100 interceções (números oficiais) de aeronaves militares da Rússia em áreas internacionais sob responsabilidade da NATO, nomeadamente nos mares do Norte, Báltico e Negro, assim como no oceano Atlântico.

“O que assistimos na última semana foi a maior, mais complexa e mais profunda formação de aviões” russos, comentou o general norte-americano Philip Breedlove, que acredita na existência de “um plano de voo um pouco mais provocador”.

Segundo este general, a Rússia estava a demonstrar que consegue realizar ações militares em áreas da NATO, procurando reassumir o papel de grande potência militar.

Em destaque

Subir