Mundo

Secretário da Defesa dos EUA recebido com camião-bomba no Afeganistão

leon_panettaO secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta, foi ‘recebido’ no Afeganistão por um camião-bomba. O incêndio no veículo causou ferimentos a um militar da NATO. O alegado responsável pelo atentado – o afegão que conduzia – foi detido.

Não começou bem a visita de Leon Panetta ao Afeganistão. O secretário de Estado com a pasta da Defesa deslocou-se à base militar de Helmand para tentar apaziguar o ambiente, três dias após um militar norte-americano ter assassinado 16 civis e alguns dias depois de outros militares, também norte-americanos, terem queimado exemplares do Corão, mas foi ‘recebido’ por um camião-bomba.

O veículo, que fora roubado momentos antes, entrou em elevada velocidade e rebentou a barreira de segurança que envolvia a pista de aterragem, quando Panetta estava prestes a chegar ao aeródromo. O camião incendiou-se, provocando ferimentos no condutor e num efetivo da NATO. “Em nenhum momento o secretário de Defesa norte-americano ou qualquer outro ocupante do aparelho estiveram em perigo devido a este incidente”, acrescentou fonte da NATO, em comunicado.

O alegado responsável pelo ataque, um afegão, foi detido pelos militares no aeródromo. A estação de televisão Sky News, de Inglaterra, disse tratar-se dum atentado com viatura armadilhada, mas as autoridades britânicas recusaram-se a confirmar.

Este incidente ocorreu poucas horas depois de Barack Obama, Presidente dos EUA, e de David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, terem justificado a missão militar da NATO no Afeganistão e mantendo os prazos previstos para a “retirada responsável” das tropas da aliança, que deverá ocorrer em 2014.

Em destaque

Subir