Nas Notícias

SEC acha “inútil” construir um novo museu no Vale do Tua

De acordo com a secretaria de Estado da Cultura (SEC), construir um novo museu no Vale do Tua “é uma ideia inútil”, que “carece de qualquer efeito positivo”. O projeto consta das contrapartidas resultantes da edificação da barragem de Foz Tua.

Numa altura em que uma missão da UNESCO procede a uma visita à região do Alto Douro Vinhateiro, com a finalidade de avaliar o impacto ambiental da construção da Barragem de Foz Tua, a secretaria de Estado da Cultura emite um comunicado, divulgado pela agência Lusa, onde defende que a construção de mais um museu na região deve ser evitada.

A construção de mais um museu “carece de qualquer efeito positivo e seria, em si mesma, inútil se levada avante”, salienta uma fonte da SEC, liderada por Francisco José Viegas.

Nesta nota enviada à Lusa, a secretaria de Estado defende que “o projeto de desenvolvimento seja concertado com os responsáveis da Cultura”, sob pena de “continuarem a desenhar-se mantas de retalhos na região”.

Os projetos do Vale do Tua não podem nascer “ao sabor de ideias”, defende a secretaria de Estado, que alerta para a falta de “sustentabilidade”.

A SEC aplaude a “criação de um Parque Natural que una o Sabor e o Tua com o Douro, a servir de grande zona de referência”. Mas entende que a construção de mais um museu é desnecessária, sendo que há outras prioridades: “Proteger, restaurar e dinamizar o património já existente”.

Este comunicado surge no dia em que uma missão da UNESCO está na Régua para um debate sobre a barragem do Tua. ‘Os Verdes’ marcarão presença, depois de a UNESCO considerar que a presença dos ecologistas é oportuna.

Em destaque

Subir