Motores

Sebastien Ogier vence no País de Gales e relança ‘Mundial’

Sebastien Ogier venceu este domingo o Rali de Gales Grã-Bretanha e relançou o campeonato do Mundo da especialidade.

O francês da M-Sport soube aproveitar muito bem os problemas dos seus rivais no campeonato, Ott Tanak e Thierry Neuville, mas fez para justificar o triunfo – o 44º da sua carreira no WRC – em terras de sua majestade.

Nas cinco especiais do último dia Ogier conseguiu resistir à investida de Jari-Matti Latvala, o último obstáculo para que conseguisse triunfar numa prova onde a sua equipa corria ‘em casa’.

O Pentacampeão do Mundo não conseguiu evitar que o finlandês da Toyota ganhasse a Power Stage, mas o mais importante foi ficar a sete pontos de Neuville, apesar do belga da Hyundai beneficiar do jogo de equipa com os seus companheiros Andreas Mikkelsen e Hayden Paddon para terminar na quinta posição, e limitar os danos.

Para a Toyota a subida ao pódio de Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi foi um prémio de consolação, mas certamente que o responsável da equipa, Tommi Makinen, gostaria mesmo é que Ott Tanak não estivesse agora a 23 pontos do líder do Campeonato do Mundo.

Este último dia foi para a Citroën festejar um bom resultado de conjunto, com o quarto lugar de Craig Breen, apesar do irlandês ‘resolver’ ter um contacto com o ‘cenário’. Um resultado a somar à oitava posição de Mads Ostberg.

Classificação final

1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) 3h06m12,5s

2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 10,6s

3º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 35,1s

4º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m10,4s

5º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m14,4s

6º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 1m15,9s

7º Hayden Padon/Sebastian Maryin (Hyundai) + 1m18,4s

8º Mads Ostberg/Torsten Eriksen (Citroën) + 1m21,6s

9º Harri Rovanpera/Juho Huttunen (Skoda) + 9m14,7s

10º Pontus Tideman/Jonas Andersson (Skoda) + 10m48,9s

Em destaque

Subir