Motores

Sebastien Ogier sela título mundial com triunfo na Austrália

OgierAustralia615

Sebastien Ogier renovou o título mundial com a vitória no Rali da Austrália. Êxito que começou a ‘desenhar’ na segunda etapa da prova, apesar da forte oposição que sentiu ao longo do evento, e não apenas por parte do seu maior rival no campeonato, Jari-Matti Latvala.

De facto, nos dois primeiros dias foi Kris Meeke quem mais trabalho deu a Ogier, que só na fase final da segunda etapa logrou levar vantagem sobre os seus dois mais diretos adversários.

Este terceiro ceptro de Sebastien Ogier junta-se ao de construtores obtido pela Volkswagen, ao mesmo tempo que o francês também entra num restrito grupo de pilotos de elite, sendo o quarto melhor piloto de todos os tempos, logo atrás de Juha Kankkunen e Tommi Makinen, com quatro títulos mundiais cada um.

LatvalaAustralia315

Latvala acabaria por fazer prevalecer a sua consistência para garantir um segundo lugar que se revelou insuficiente para prolongar por mais tempo a luta pelo título, tanto mais que Ogier juntaria à vitória no rali o triunfo na Power Stage e os três pontos adicionais correspondentes.

Mesmo assim Jari-Matti ainda apanhou um susto, antes da Power Stage, quando a correia do alternador do seu Polo R WRC se partiu. Conseguiu resolver o problema com uma correia supelente e garantir a segunda posição no rali com uma margem confortável.

MeekeAustralia315

Para Kris Meeke o último dia não foi fácil, pois uma penalização de 10 segundos, por ter chegado um minuto atrasado à assistência a meio deste último dia, deixou-o à mercê de Andreas Mikkelsen. O britânico da Citroën salvou o pódio por menos de cinco segundos.

Hayden Paddon viu premiado o seu esforço fechando o top cinco e sendo o melhor homem da Hyundai, justificando a confiança da equipa ao nomeá-lo como um dos pilotos a pontuar neste evento, o mais próximo da sua Nova Zelândia natal.

PaddonAustralia315

Classificação final
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h59m51 ,4s
2.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 12,3s
3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 32,6s
4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 38,5s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 55,1s
6.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 1m38,0s
7.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 2m08,3s
8.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m33,7s
9.º Elfyn Evans/Daniel Barrit (Ford) + 4m33,7s
10.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Ford) + 11m46,5s

Em destaque

Subir