Motores

Sebastien Ogier resiste a reação de Ott Tanak na Grã-Bretanha

ogiergales4

Sebastien Ogier manteve o comando do Rali do País de Gales/Grã-Bretanha no decorrer do segundo dia de prova, apesar de todos os esforços feitos por Ott Tanak para ‘apanhar’ o tetracampeão do mundo.

O francês da Volkswagen viu parte da sua vantagem quase diluir-se em três classificativas consecutivas – incluindo uma onde o estónio da M-Sport DMACK lhe ganhou 5,8s – mas depois da ronda inicial da tirada respondeu na 15.ª especial ao vencer esse troço e recuperar esse tempo ao seu rival.

Depois Ogier ganhou mais de meio minuto a Tanak e obteve o segundo melhor tempo na curta especial de Cholmondeley Castle que fechou o dia ganhando mais um segundo ao estónio.

Ott Tanak tinha sido a referência nas duas passagens de Pantperhog, Dyfi e Gartheiniog, aproveitando a eficácia dos pneus DMACK mais macios montados no seu Ford Fiesta RS WRC, e se isso foi insuficiente para alcançar Sebastien Ogier da parte da tarde, pelo menos cimentou a segunda posição.

tanakgales2

É que Thierry Neuville parte para o último dia de prova a mais de um minuto do segundo classificado, além de que não se pode distrair, pois o seu companheiro de equipa Hayden Paddon manteve-se por perto e está a pouco mais de 12,6s.

Da luta pela terceira posição parece estar arredado Kris Meeke. O britânico da Citroën está a quase dois minutos e meio do líder e a quinta posição parece ser o melhor resultado a que pode aspirar, mostrando-se incapaz de acompanhar o andamento dos dois primeiros.

Dani Sordo e Mads Ostberg também não deverão arriscar nada no curto último dia de prova, atendendo aos mais de um minuto que separam o espanhol da Hyundai de Meeke e ao facto do norueguês estar quase a 40 segundos do piloto de Torrelavega.

Andreas Mikkelsen procurou recuperar do atraso sofrido no primeiro dia, mas ainda que o norueguês da Volkswagen tenha brilhado a espaços, vencendo mesmo a última especial da etapa, a verdade é que está fora dos pontos, na 14.ª posição. Contrariamente a Jari-Matti Latvala, que não conseguiu progredir do oitavo posto

neuvillegales2

Classificação após a 16.º PE
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h43m25,3s
2.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 33,8s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m34,5s
4.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m47,1s
5.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 2m29,5s
6.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 3m36,0s
7.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 4m15,0s
8.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 4m22,22s
9.º Stéphane Lefebvre/Gerard de Turkeheim (Citroën) + 6m52,7s
10.º Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford) + 7m35,6s

Em destaque

Subir