Motores

Sebastien Ogier recupera liderança no País de Gales

OgierGalesGB515

Sebastien Ogier continua a liderar o Rali do País de Gales Grâ-Bretanha após o segundo dia, que esteve longe de ter sido dominado pelo campeão do mundo, É que Kris Meeke chegou a ‘roubar’ o comando da prova.

O francês liderava folgadamente este último evento do WRC 2015 quando o seu Volkswagen Polo R WRC parou na especial de Dyfnant, quando a estrada ficou bloqueada pelo Hyundai i20 WRC que Thierry Neuville tinha acabado de capotar.

O piloto belga tinha ganho as duas primeiras classificativas do dia, depois de ter regressado à prova com o recurso à regra Rally 2, depois do toque numa árvore que lhe fez perder uma roda na etapa de sexta-feira.

Neuville não terá uma terceira oportunidade para se manter na prova britânica, já que desta vez a célula de segurança do Hyundai ficou danificada, e segundo os regulamentos nesse caso a única opção é o abandono.

MeekeGalesGB215

Apesar do percalço em Dyfnant, Sebastien Ogier haveria de recuperar o comando que temporariamente pertenceu a Kris Meeke, já que os comissários desportivos decidiram que o francês da Volkswagen não merecia o tempo que lhe foi atribuído.

De qualquer forma, mesmo sem estar à espera de uma decisão da organização, Ogier conseguiu reduzir a diferença para Meeke para pouco mais de dois segundos, depois do campeão do mundo se ter imposto no troço de Aberhirmant.

Com os 31 segundos perdidos em Dyfnant recuperados, Sebastien Ogier regressou à sua assistência com mais de meio minuto de vantagem sobre Kris Meeke.

Atrás dos homens da frente, Andreas Mikkelsen demonstrou uma grande consistência e manteve a terceira posição, não obstante as cautelas que tomou depois de danificar um amortecedor do seu Polo R WRC.

Já Mads Ostberg não conseguiu manter o segundo Citroën na quarta posição, depois de perder quase dois minutos com uma saída de estrada em Dyfnant. Como resultado o norueguês ‘caiu’ para o oitavo posto.

TanakGalesGB215

Este percalço promoveu Ott Tank – que foi o mais rápido na pequena especial de asfalto de Chirk Castle – à quarta posição, não obstante um problema no seletor da caixa de velocidades do seu Ford Fiesta RS WRC. Do mesmo problema padeceu o Hyundai de Dani Sordo, que concluiu a etapa no quinto lugar, a 9,8s do estónio da M-Sport.

Classificação após 13.ª Pe
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h21m24,2s
2.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 30,5s
3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 57,1s
4.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 2m24,6s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m34,4s
6.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 3m01,2s
7.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m09,6s
8.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 3m47,5s
9.º Sebastien Lefebvre/Stéphane Prévot (Citroën) + 5m01,7s
10.º Luca Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 6m03,3s

Em destaque

Subir