Sebastien Ogier lidera Rali de Portugal após impor-se em Lousada
Sebastien Ogier e Julien Ingrassia entraram a ganhar no Rali de Portugal, ao serem os mais rápido na super-especial de Lousada, que esta quinta-feira marcou o arranque da prova lusitana do campeonato do mundo (WRC).
O francês da Volkswagen bateu Thierry Neuville por 0,9s apesar do traçado estar mais lento conforme os pilotos iam percorrendo os 3,36 quilómetros do traçado.
Disputando a super-especial contra Hayden Paddon, o recente vencedor do Rali da Argentina e o segundo do campeonato do mundo, Ogier mostrou que está na prova para ganhar, apesar de no ano passado não ter conseguido repetir o êxito conseguido quando a prova se disputava no sul do país.
No entanto o campeão do mundo foi o único piloto da Volkswagen a fazer frente aos homens da Hyundai, Neuville e Dani Sordo, que realizou o terceiro registo, a mais de 1,2s de Ogier,.
Andreas Mikkelsen foi o segundo melhor piloto da Volkswagen em Lousada, ao obter a quarta marca, a 1,7s do seu ‘chefe-de-fila’, mas contrariamente a este irá partir para a etapa de sexta-feira sem o ónus de ‘limpar’ a estrada.
Jari-Matti Latvala, o vencedor do rali do ano passado, fechou o top cinco, a quase dois segundos de Sebastien Ogier, mas é de crer que nos troços do Alto Minho comece a desferir o seu ataque à liderança.
O mesmo se pode dizer de Hayden Paddon, que foi o mais lento dos pilotos dos novos Hyundai i20 WRC. O neozelandês realizou apenas o sétimo tempo, atrás do britânico Kris Meeke, que de regresso ao WRC foi previsivelmente o melhor homem dos Citroën DS3 WRC.
Classificação da PE 1
1.º Sebastien Loeb/Julien Ingrassia (Vokswagen) 2m41,1s
2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 0,8s
3.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1,2s
4.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Volkswagen) + 1,7s
5.º Jari-Matii Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 1,9s
6.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 2,1s
7.º Hayden Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) + 2,6s
8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 3,3s
9.º Mas Ostberg/Ola Floene (Ford) + 3,4s
10.º Sebastien Lefebvre/Gilles Moreau (Citroën) + 3,6s