Motores

Sebastien Loeb vence Rali de Espanha

Sebastien Loeb venceu o Rali de Espanha Catalunha, marcado por um último emocionante, em que Sebastien Ogier relançou a sua candidatura ao seu sexto título mundial.

Se Jari-Matti Latvala partia para esta última etapa na liderança, a sua vantagem sobre Ogier e Loeb era muito frágil não ultrapassando os oito segundos. O finlandês da Toyota, que na véspera tinha sido o mais forte na estrada, não conseguiu segurar a liderança.

O francês da Citroën – que alcançou a sua 250ª vitória no WRC –, nada intimidado pela presença do Campeão do Mundo na luta pela vitória, atacou forte e venceu três das quatro especiais deste último dia, deixando apenas que Ott Tanak fosse o mais rápido na Power Stage, como forma de recuperar parte dos pontos ‘deitados fora’ com os problemas sentidos no segundo dia de rali.

Ogier deu luta a Loeb, mas só dentro da medida possível. Terminou a pouco mais de dois segundos do piloto da Citroën, mas sobretudo atingiu os seus objetivos de ganhar pontos a Thierry Neuville e ser agora o grande candidato à conquista do título.

O belga da Hyundai procurou limitar os ‘danos’ do atraso sofrido no começo da prova, sendo que a quarta posição final, atrás de um improvável Elfyn Evans, foi um resultado escasso para os objetivos traçados para a prova catalã.

Dani Sordo terminou logo atrás de Neuville e completou o top cinco, num rali que chegou a liderar mas no qual não conseguiu manter o forte andamento evidenciado no segundo e terceiro dias de prova. Também contribuiu para que Tanak não conseguisse ir além da sexta posição, muito pouco para o que ele e a Toyota almejavam para este evento, de má memória para Latvala, que termina num modesto oitavo posto.

Classificação final

1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën) 3h12m08,0s

2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 2,9s

3º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 16,5s

4º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 17,0s

5º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 18,2s

6º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 1m03,9s

7º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 1m16,6s

8º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) 2m26,4s

9º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m07,0s

10º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2m48,2s

 

Em destaque

Subir