Ralis

Sebastien Loeb reforça comando no Rali de Espanha

loeb espanha 1Sebastien Loeb aumentou a sua vantagem no Rali de Espanha, depois de ter aumentado a sua diferença para o segundo classificado, Jari-Matti Latvala.

O francês da Citroën tinha assumido a liderança da prova durante a manhã deste segundo dia, na sequência de uma saída de estrada de Mads Ostberg, que dominara o primeiro dia do evento.

Ao escolher uma mistura mais dura de pneus para o longo troço de El Priorat (46 km), o norueguês da Adapta Ford encontrou uma classificativa muito mais húmida. O que o deixou frustrado e o levou a sair de estrada, fazendo-o perder mais de um minuto.

loeb espanha 1 big

É claro que Loeb, que estava 27 segundos de Ostberg, não perdeu a oportunidade para assumir a liderança, apesar do triunfo de Latvala no troço seguinte (La Mussara) ter aproximado o finlandês da Ford do francês da Citroën.

Já Mads Ostberg terminou a manhã a quase 48 segundos do novo líder, e com Mikko Hirvonen a menos de 10 segundos, num rali que já na sexta feira perdera o concurso do segundo piloto da Ford, Petter Solberg.

Mas a parte da tarde seria ainda mais dramática para Ostberg, cujo Fiesta mostrou ter mais problemas do que somente afinações erradas. O norueguês acabaria por cair para quinta posição antes do final da etapa.

latvala espanha 1 big

Latvala procurou acompanhar o ritmo de Loeb, mas a verdade é que progressivamente o francês foi ganhando terreno sobre o seu rival para terminar este segundo dia com mais de 27 segundos de vantagem.

Com os problemas de Ostberg Hirvonen deveria ter uma tarde descansada, mas o jovem Ott Tanak deu que fazer ao finlandês da Citroën, que defendeu a terceira posição, mas possui apenas 14 segundos de vantagem sobre o estoniano da M-Sport.

Esperava-se que, a correr em casa, Dani Sordo desse uma alegria aos muitos espanhóis que se deslocaram às classificativas catalãs, mas problemas elétricos no seu Mini John Cooper Works WRC fizeram-no cair para os limites do top 20.

O holandês Hans Wiejs e o britânico Craig Breen ficaram a lucrar, ao ascenderem às sexta e sétima posições , respectivamente. Uma exibição notável atendendo à maior experiência do russo Evgeny Novikov, que segue logo atrás.

Classificação após a 12ª classificativa
1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3 WRC) 3h16m14,1s
2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Ford Fiesta RS WRC)+ 27,0s
3.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lethtinen (Citroen DS3 WRC) + 1m14,1s
4.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 1m28,8s
5.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 1m31,4s
6º  Hans Weijs/Bert Degandt (Citroen DS3 WRC) + 9m02,9s
7.º Craig Breen/Paul Nagle (Ford Fiesta RS WRC) + 12m26,2s
8.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 13m25,1s
9.º Jarkko Nikara/Juha Kalliolepo (Mini JCW WRC) + 13m39,1s
10.º Per-Gunnar Andersson/Eric Axelsson (Proton Satria Neo S2000) + 15m45,5s

Em destaque

Subir