Motores

Sebastien Loeb estreia-se a ganhar no Dakar

LoebDakar116 2

Sebastien Loeb pode estar no seu primeiro Rali Dakar, mas já deixou a sua marca. É que ao terceiro dia de prova – segundo competitivo – foi o mais rápido da competição de automóveis na etapa da segunda etapa.

Na especial da tirada que ligou Villa Carlos Paz a Termas de Rio Hondo, o ex-campeão do mundo de ralis bateu o seu compatriota e companheiro de equipa Stéphane Peterhansel por 35 segundos.

A diferença entre os dois franceses da Peugeot foi praticamente constante ao longo de toda a tirada, com Giniel De Villiers a ser uma espécie de ‘sentinela’ ao longo percurso, terminando o dia a somente quatro segundos de Peterhansel.

“Os pisos estavam traiçoeiros e estou feliz por não ter problemas. Estou um pouco surpreendido por ter conseguido o melhor tempo. Tivemos um momento quento num pântano onde alguns ficaram bloqueados”, afirmou Loeb no final da etapa, referindo-se aos problemas tidos por alguns adversários.

314 LOEB Sebastien ELENA Daniel (fra) PEUGEOT action during the Dakar 2016 Argentina Bolivia, Etape 2 - Stage 2, Villa Carlos Paz - Termas Rio Hondo  on January 4, 2016 in Argentina - Photo Frederic Le Floch / DPPI

314 LOEB Sebastien ELENA Daniel (fra) PEUGEOT action during the Dakar 2016 Argentina Bolivia, Etape 2 – Stage 2, Villa Carlos Paz – Termas Rio Hondo on January 4, 2016 in Argentina – Photo Frederic Le Floch / DPPI

“O 2008 DKR esteve muito bem. Deu-se bem nas pistas sinuosas desta etapa. Vamos abrir a estrada amanhã e será uma história diferente, mas eu e o Daniel estamos aqui para aprender”, acrescentou o francês.

Os Peugeot 2008 DKR deram-se particularmente bem nesta etapa, já que Cyril Despres foi quarto a quase um minuto de Loeb, que passou a liderar a prova com mais de dois minutos de vantagem sobre Peterhansel.

Mikko Hirvonen foi outro dos ex-pilotos do WRC a estar em bom plano na sua estreia em etapas do Dakar. O finlandês foi o melhor dos pilotos dos Mini da AXION X-Raid, obtendo o sexto tempo, a 1m17s de Sebastien Loeb e ocupa agora a quinta posição da classificação geral.

Classificação da 2.ª etapa
1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) 1h58m11s
2.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) +35s
3.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 39s
4.º Cyril Despres/David Castera (Peugeot) + 56s
5.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota) + 58s
6.º Mikko Hirvonen/Michel Périn (Mini) + 1m17s

Classificação geral
1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) 3h52m03s
2.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) + 2m23s
3.º Vlamidir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota) + 2m42s
4.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 3m01s
5.º Mikko Hirvonen/Michel Périn (Mini) + 3m03
6.º Ciryl Despres/David Castera (Peugeot) + 4m00s
7.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Mini) + 4m14s
8.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Toyota) + 4m29s
9º Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul (Toyota) + 4m53s
10.º Emiliano Spataro/Benjamin Lozada (Renault) + 5m56s

Em destaque

Subir