Motores

Sebastien Loeb de regresso ao Dakar e de Peugeot

A Peugeot pode ter terminado o seu programa no Todo-o-Terreno mas Sebastien Loeb vai regressar ao Rali Dakar de 3008 DKR.

Sem programa no Campeonato do Mundo de Ralicross, porque a Peugeot também decidiu retirar-se dessa disciplina, o recente vencedor do Rali de Espanha Catalunha optou por voltar à prova ‘rainha’ do todo-o-terreno mundial.

No fundo Loeb segue o exemplo dos seus ex-companheiros de equipa Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz, que vão disputar o ‘Dakar’ 2018 aos comandos de Mini da equipa X-Raid. No caso do francês irá disputar a prova sul-americana num 3008 DKR da equipa privada PH Sport e com o apoio da Red Bull e tendo a seu lado o navegador de sempre; Daniel Elena.

“Ao longo da minha carreira fui sempre considerado com um favorito. Mesmo se estou sempre motivado pela vitória, ter prazer no que faço também é importante. Alinhar neste Dakar 2019 com Daniel como concorrente privado é um desafio fantástico. Estou pronto para tentar a aventura, um pouco como as minhas três aparições no Campeonato do Mundo de Ralis este ano, nas quais o sucesso estava longe de estar garantido”, afirma o piloto alsaciano.

Para Sebastien Loeb será a quarta participação na prova mítica do todo-o-terreno mundial, onde foi segundo no ano passado e abandonou na última edição quando liderada. Em caso de vitória o nove vezes Campeão do Mundo de Ralis será o primeiro a vencer o evento desde Jean-Louis Schlesser em 2000.

“Tendo em conta as evoluções do regulamento, não podia correr com o 3008 DKR deste ano. Por isso vamos alinhar com um carro de 2017 com algumas evoluções de motor de 2018. Haverá carros novos a competir connosco. Não sabemos qual será o nosso nível de competitividade, mas muitas equipas têm a hipótese de ganhar e espero que façamos pare do lote”, sublinha Loeb.

O francês explica também este regresso pela sua paixão pelo todo-o-terreno: “Adoro as dunas. A chave do sucesso neste tipo de terreno consiste em não nos atolarmos. É por isso que me vou concentrar nos testes. Vai ser também um trabalho para Daniel (Elena), pois a navegação é mito traiçoeira neste contexto”.

“Tomei a decisão de voltar a fazer o Dakar à última hora, mas tive sempre sede de vitória. Vamos provavelmente ter menos preparação relativamente aos nossos adversários, mas nunca me esqueci do que aprendi nestes três últimos anos. Estou ansioso por reviver esta aventura”, acrescenta Sebastien Loeb.

Em destaque

Subir