Velocidade

Sébastien Loeb bateu recorde de Pikes Peak

Sébastien LoebSébastien Loeb Pikes PeakCorrespondendo totalmente às expetativas, Sébastien Loeb cumpriu os objetivos a que ele e a Peugeot se tinham proposto na rampa de Pikes Peak (Colorado), impondo o 208 T16 e batendo o recorde da prova.

Facto facilitado pela conceção do protótipo francês – que tem uma relação peso/potência de um kg por cv – e também pelo facto de pela primeira vez o percurso ter sido cumprido totalmente em asfalto.

Loeb completou uma subida no tempo de 8m13,878s, superando em minuto o recorde anterior, e acabou por não ter a oposição do também francês Romain Dumas, mas que na decisiva subida viu o motor do seu LMP2 Porsche ter problemas.

O azar de dumas permitiu ao americano Rhis Millen ser segundo e ao também francês Jean-Phillipe Dayraut ser terceiro, ficando respetivamente a 49s e 1m28s de Sébastien Loeb.

“A sensação é incrível mas os riscos também são altos. Gostei muito de fazer isto, tentamos sempre quebrar recordes mas voltar a fazer isto não é algo que tenha falado com a Peugeot”, declarou Loeb no final da prova.

“Antes da prova não sabia se havia de forçar o andamento ao máximo, ou se deveria adotar apenas um ritmo confortável, a fim de certificar-se da vitória. Acabei por decidir-me por andar no limite”, assumiu.

Relativamente ao Peugeor 208 T16 o francês referiu que é um bólide com “o apoio aerodinâmico de um carro de Le Mans,m com a aceleração que é mais rápida que a de um carro de Fórmula 1, num cenário que é um pouco como nos ralis”.

“A tração é espantosa, e com enormes precipícios de cada lado não se pode cometer erros…Foram 20 quilómetros de correr riscos. Por isso admito que houve uma certa pressão de início”, acrescentou Sébastien Loeb.

Em destaque

Subir