Motores

Sebastien Buemi vence a Fórmula E em Nova York e Félix da Costa vai ao pódio

Sebastian Buemi venceu hoje a penúltima corrida do Campeonato FIA de Fórmula E 2018/2019, ao impor-se no traçado urbano de Booklynn, em Nova York. Uma prova que António Félix da Costa terminou na terceira posição.

Largando da ‘pole position’, o suíço da Nissan eDams assumiu o comando desde início, levando atrás de si Alex Lynn, Mitch Evans, Pascal Wehrlein, Daniel Abt e Alexander Sims, enquanto mais atrás Sam Bird conseguia colocar—se na ‘peugada’ deste grupo.

Félix da Costa fez um bom arranque e logrou colocar-se logo atrás de Robin Frijns e manter-se também na ‘guerra’ dos pontos, onde desde logo pareceu arredado o líder do campeonato, Jean-Eric Vergne, ao envolver num toque.

Apesar dos ataques de Lynn, Buemi foi ‘segurando’ a liderança, parecendo que Evans também poderia lutar com o suíço pela vitória. Nessa altura Wehrlein começou a perder terreno, logo após levar um toque de Bird, o que acabaria por custar uma penalização de dez segundos ao britânico da Virgin.

Sem se envolver em toques António Félix da Costa ia ‘trepando’ na classificação e a meio da corrida já estava entre os cinco primeiros. Uma atuação que acabaria por lhe valer mais uma posições quando Lynn ficou sem energia no monolugar da Jaguar e Daniel Abt teve problemas.

Com Alexander Sims e envolver-se numa refrega que o atrasou, Félix da Costa conseguiu ultrapassar o seu companheiro de equipa e ir ‘à procura’ de Mitch Evans. Por várias vezes o português da BMWi Andretti tentou ‘roubar’ a segunda posição ao neozelandês da Jaguar, que se defendeu com ‘unhas e dentes’.

Sims e Lucas di Grassi completariam o top cinco, numa prova que viu depois Vergne envolver-se num acidente com Felipe Massa, que fez o francês DS Techeetah ‘cair’ para fora dos pontos e com isso perder também o ponto adicional da volta mais rápida.

Classificação
1º Sebastien Buemi (Nissan eDams) 36 voltas
2º Mitch Evans (Jaguar) + 09,32s
3º António Félix da Costa (BMWi) + 1,216s
4º Alexander Sims (BMWi) + 2,971s
5º Lucas di Grassi (Audi Sport) + 3,537s
6º Daniel Abt (Audi Sport) + 4.380s
7º Pascal Wehrlein (Mahindra) + 6,543s
8º Sam Bird (Virgin) + 13,829s
9º Jerôme d’ Ambrosio (Mahindra) + 18,719s
10º Oliver Turvey (NIO) + 25,038s

Em destaque

Subir