Fórmula 1

Sebastian Vettel na ‘pole position’ no México

Sebastian Vettel vai partir da ‘pole position’ para o Grande Prémio do México de Fórmula 1, que domingo se disputa no Autódromo Hermanos Rodriguez. O alemão da Ferrari realizou uma volta em 1m16,488s, batendo em quase uma décima Max Verstappen, que foi a grande surpresa da qualificação e assim vai partir da primeira fila da grelha.

Líder do campeonato, Lewis Hamilton não foi além do terceiro tempo, a mais de quatro décimas do seu principal rival, sendo apenas 24 centésimas mais rápido do que o seu companheiro de equipa na Mercedes, Valtteri Bottas, com quem divide a segunda fila do ‘grid’.

Verstappen, que tinha sido o mais rápido no último treino livre, manteve o seu forte andamento durante a qualificação, dominado a segunda qualificação por uma margem de quase meio segundo. Na primeira tentativa na Q3 foi ligeiramente mais lento, realizando uma volta 1m16,574s, que lhe deu a ‘pole’ provisória. Só que na segunda tentativa Vettel fez uma melhoria razoável e bateu o holandês da Red Bull por 0,086s.

Kimi Raikkonen não conseguiu acompanhar Vettel, e no segundo Ferrari o finlandês ficou a oito décimas do seu colega de equipa, largando apenas da terceira fila da grelha de partida com Esteban Ocon, o melhor dos ‘outros’, sendo o mais rápido dos homens da Force India, superando inclusivamente Daniel Ricciardo, apenas sétimo no segundo dos Red Bull.

Os dois pilotos da Renault, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr, e o ‘herói’ local Sergio Perez, completaram o lote dos dez primeiros que conseguiram o acesso à terceira e derradeira sessão de qualificação. Já Felipe Massa e Lance Stroll, no Williams, falharam por pouco a passagem à Q3, e vão arrancar da sexta linha da grelha de partida.

Destaque ainda para o facto de Brendon Hartley ter sido o melhor piloto da Red Bull conseguindo chegar à segunda sessão de qualificação, batendo os dois pilotos da McLaren Honda, Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.

Resultado da qualificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m16,488s
2º Max Verstappen (Red Bull) 1m16,574s
3º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m16,934s
4º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m16,958s
5º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m17,238s
6º Esteban Ocon (Force India) 1m17,437s
7º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m17,447s
8º Nico Hulkenberg (Renault) 1m17,466s
9º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m17,794s
10º Sergio Perez (Force India) 1m17,807s

Em destaque

Subir