Fórmula 1

Sebastian Vettel mais forte do que os Mercedes na qualificação em Baku

A Ferrari mostrou mais uma vez que há que contar com ela na disputa pela vitória no Grande Prémio do Azerbaijão, depois de Sebastian Vettel ter arrebatado a ‘pole postion’ para a corrida de domingo.

Numa qualificação marcada por várias situações de bandeiras amarelas locais – devido a saídas de pista para as escapatórias – Vettel logrou levar a melhor sobre Lewis Hamilton por 0,179s na sua primeira tentativa na Q3, quando realizou uma volta ao traçado citadino de Baku em 1m41,498s.

A segunda tentativa do alemão da Ferrrari não seria coroada de êxito, devido a um pequeno erro, mas nem Hamilton nem Valtteri Bottas – que acabou com o terceiro registo, a 0339s – conseguiram bater Vettel. O Campeão do Mundo arruinou a sua segunda tentativa quando bloqueou as rodas do seu Mercedes.

Depois de quase ter sido eliminado na Q2, Daniel Ricciardo conseguiu ser o melhor representante da Red Bull, garantindo o quarto lugar da grelha, batendo por 0,83s o seu companheiro de equipa Max Verstappen.

Já Kimi Raikkonen arranca para a corrida de domingo do sexto lugar do grid, após uma qualificação complicada. Na Q2 não evitou mesmo o contacto com o muro, e danificou um pouco o seu Ferrari, e depois já na decisiva Q3 foi demasiado agressivo com o acelerador na sua última tentativa e saiu demasiado de traseira na curva 16, o que lhe custou preciosos segundos.

Esteban Ocon foi o melhor dos ‘outros’, confirmando as indicações que já tinha dado da segunda fase da qualificação, conseguindo colocar o seu Force India na sétima posição da grelha, ao ser 0,024s mais rápido do que o seu companheiro de equipa Sergio Perez.

Os pilotos dos monolugares cor de rosa conseguiram desta feita relegar os homens da Renault, para a quinta linha do ‘grid’, novamente com Nico Hulkenberg a ser mais rápido do que Carlos Sainz Jr. E muito por culpa do novo modo de motor que a Mercedes forneceu à Force India e à Williams.

Foi exatamente a novidade técnica que permitiu a Lance Stroll e Sergey Sirotkin avançarem até à Q2 e serem mesmo os melhores entre os pilotos eliminados, diante de Fernando Alonso, que foi desta vez o único homem da McLaren a não ser afastado da primeira qualificação. Algo a que não escaparam os dois homens da Toro Rosso e também Romain Grosjean.

Resultado da qualificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m41,498s

2º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m41,677s

3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m41,683s

4º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m41,911s

5º Max Verstappen (Red Bull) 1m41,994s

6º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m42,490s

7º Esteban Ocon (Force India) 1m42,523s

8º Sergio Perez (Force India) 1m42,547s

9º Nico Hulkenberg (Renault) 1m43,066s

10º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m43,351s

Em destaque

Subir