Fórmula 1

Sebastian Vettel faz a Ferrari regressar às vitórias na Fórmula 1

Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1 fazendo a Ferrari regressar às vitórias na primeira prova do Campeonato do Mundo de 2017, após uma corrida onde bateu o grande favorito Lewis Hamilton, segundo classificado.

O britânico da Mercedes dominou a corrida até ao momento das paragens nas boxes, altura em que o alemão da equipa de Maranello passou para a frente, mercê de um ‘pit-stop’ mais rápido que o seu rival.

Largando da ‘pole position’ Hamilton tirou partido e assumiu a liderança mal se acenderam as luzes verdes na largada, levando atrás de si Vettel e Valtteri Bottas, enquanto Kimi Raikkonen era obrigado a defender o quarto posto de um agressivo Max Verstappen.

O vice-campeão do mundo queria afastar-se de Vettel, mas nunca lhe ganhou mais de três segundos, e essa pressão acabou por refletir-se no desfecho da prova, pois a Mercedes fazia Hamilton parar primeiro que o alemão e acaba por dar à ‘Scuderia’ a vantagem tática que esta precisava para ganhar a corrida.

Sebastian Vettel regressou à pista à frente do seu rival e a partir daí afastou-se de Lewis Hamilton, tirando também partido do tráfego. Aliás, com menos voltas nos seus pneus, Valtteri Bottas pôde aproximar-se do seu companheiro de equipa nas últimas voltas e completar o pódio, o 10º da sua carreira.

Depois da pressão inicial de Max Verstappen, Kimi Raikkonen conseguiu ganhar alguma margem para o holandês da Red Bull, que na parte final da prova conseguiu aproximar-se do finlandês da Ferrari sem contudo o ameaçar verdadeiramente.

O quinto posto de Verstappen é um ‘magro’ consolo para a Red Bull, que viu Daniel Ricciardo partir das boxes três voltas depois da largada, para acabar por abandonar a meio da prova. Um contraste com a exibição de Felipe Massa, que nunca foi capaz de incomodar os cinco primeiros, mas que deu à Williams um bom sexto posto.

Nos pontos também terminaram os dois pilotos da Force India e da Toro Rosso, com Sergio Perez à frente de Carlos Sainz Jr e Daniil Kvyat e Esteban Ocon, este após uma grande ultrapassagem a Fernando Alonso, quando disputava o último ponto também com Nico Hulkenberg.

Classificação final

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1h24m11,670s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) + 9,975s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) + 11,250s
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 33,393s
5º Max Verstappen (Red Bull) + 28,827s
6º Felipe Massa (Williams) + 1m23,386s
7º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
8º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 1 volta
9º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 1 volta
10º Esteban Ocon (Force India) + 1 volta

Em destaque

Subir