Fórmula 1

Sebastian Vettel derrota Lewis Hamilton no seu reduto

Sebastian Vettel obteve um precioso triunfo no Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, este domingo em Silverstone.

O alemão e a equipa Ferrari souberam ‘ler’ muito bem a corrida, quando uma situação de ‘safety car’ lhes proporcionou uma ida à boxe para trocar de pneus pela segunda vez, algo que a Mercedes optou por não fazer.

Tendo feito o primeiro ‘pit-stop’ ao mesmo tempo que Vettel, Valtteri Bottas não parou uma segunda vez, acabando por não capitalizar a liderança que conseguiu após as primeiras paragens, pois começou a ficar sem pneus após a segunda entrada do ‘safety car’ em pista, depois de Romain Grosjean e Carlos Sainz Jr se desentenderem.

Bottas ainda conseguiu rechaçar um primeiro ataque de Vettel à liderança, mas depois não teve argumentos para resistir ao alemão, que assim o ultrapassou e ‘voou’ para uma vitória que lhe permite aumentar mais um pouco a sua vantagem no campeonato do Mundo.

Devido à degradação dos pneus o finlandês da Mercedes também não conseguiu defender-se de Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, que acabaram no pódio depois de ter protagonizado o toque na terceira curva do circuito logo após a partida, que os fez atrasar e obrigar a uma recuperação. Enorme no caso do Campeão do Mundo, que depois de ter entrado em pião tocado pelo nórdico da Ferrari desceu para último.

Por ter sido o último homem da frente a parar nas boxes, Hamilton sentiu menos problemas com os seus pneus médios que tinha montado no seu último ‘pit-stop’ e por isso pôde limitar os danos de ter partido mal arrancando da ‘pole position’.

Além da Ferrari ter feito uma boa operação em termos de campeonato, e a Mercedes ter feito uma prova menos boa, a Red Bull saiu de Silverstone com um resultado pior do que esperava, pois apesar de ter chegado a rodar muito tempo atrás dos dois primeiros acabou por cometer um erro que o fez abandonar. E assim apenas Daniel Ricciardo terminou a prova britânica.

Depois de uma qualificação complicada a Renault acabou por poder celebrar um sexto lugar importante para Nico Hulkenberg, que fez uma prova isenta de erros e problemas, contrariamente ao seu companheiro de equipa Sainz Jr, tal como Esteban Ocon, que terminou logo atrás do germânico.

Também Fernando Alonso fez uma corrida bem melhor do que a qualificação e terminou novamente nos pontos, e diante de um Kevin Magnussen a quem a nona posição foi pouco para o que ele e a Haas prometiam dadas as posições na grelha de partida. A prova do dinamarquês ainda ficou marcada pela colisão com o Force India de Sergio Perez após a largada.

Classificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1h27m29,784s

2º Lewis Hamilton (Mercedes) + 2,264s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 3,652s

4º Valtteri Bottas (Mercedes) + 8,.883s

5º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 9,500s

6º Nico Hulkenberg (Renault) + 28,220s

7º Esteban Ocon (Force India) + 29,930s

8º Fernando Alonso (McLaren) + 31,115s

9º Kevin Magnussen (Haas) + 33,188s

10º Pierre Gasly (Toro Rosso) + 34,129s

Em destaque

Subir