Fórmula 1

Sebastian Vettel bate Lewis Hamilton no último dia de testes em Barcelona

Sebastian Vettel fechou com ‘chave de ouro’ os testes de pré-temporada de Fórmula 1 em Barcelona, ao assinar o melhor tempo do oitavo e derradeiro dia de ensaios.

O alemão da Ferrari realizou a sua melhor volta ao traçado catalão em 1m16,221s, mesmo tendo terminar os trabalhos hora e meia antes do final da sessão, com 110 voltas percorridas aos comandos do SF90, depois de parar em plena pista na curva 2.

A equipa de Maranello – que esteve representada em Montmeló ao mais alto nível, com a presença do seu presidente, John Elkann junto do diretor da ‘Scuderia’, Mattia Binotto – confirmou mais tarde de durante a tarde “um problema elétrico” levou Vettel a parar, e que isso demorou demasiado tempo para que pudesse regressar à pista.

No fundo foi o continuar de alguns problemas que a Ferrari teve durante o fim de semana, nomeadamente o despiste de Sebastian Vettel na quarta-feira e também os problemas de Charles Leclerc com o sistema de refrigeração do SF90 no mesmo dia.

Mas tudo isso não ‘apagou’ a performance da equipa de Maranello em Barcelona, com o melhor tempo e bater por três milésimas (!) Lewis Hamilton, que neste último dia de testes resolveu ‘dar um ar da sua graça’ com o Mercedes W10, na melhor das 61 voltas efetuadas.

O Campeão do Mundo foi melhorando os seus tempos ao longo da tarde, depois de substituir Valtteri Bottas, que rodou com a ‘flecha de prata’ da parte da manhã e obteve o terceiro tempo da jornada, a mais de três décimas de Vettel.

Inicialmente Hamilton fez ligeiras melhorias trocando dos pneus Pirelli C4 para os C5, mas foi com os primeiros que conseguiu chegar ao seu primeiro tempo digno de registo (1m16,628s). Depois com o composto mais macio conseguiu melhorar a marca para 1m16,224s.

O britânico completou cerca do dobro de voltas que Max Verstappen fez com o Red Bull RB15. O carro foi reconstruído depois do acidente sofrido por Pierre Gaslu na véspera, mas um problema com um escape fez com que o holandês já não rodasse da parte da tarde.

Nico Hulkenberg acabou com o quarto tempo, depois de ter cumprido a maior parte das suas voltas com os compostos de pneus mais duros da Pirelli e mudado depois para os vermelhos C5, que lhe deram a sua melhor marca – 1m16,843s. Ainda assim acabou a seis décimas do melhor tempo.

O top cinco foi completado por Daniil Kvyat no Toro Rosso, que tal como Carlos Sainz Jr – o sexto mais rápido no McLaren – se concentrou em turnos longos durante a tarde. O russo perfez 131 voltas, menos três do que o espanhol.

Romain Grosjean completou 73 voltas mostrando uma melhoria depois de um problema de escapes do VF-19 ter custado tempo à Haas na quinta-feira. O francês conseguiu rodar em 1m17,114s usando pneus C5 da parte da manhã. Isso permitiu-lhe terminar o dia à frente de Daniel Ricciardo, no Renault, e de Kimi Raikkonen, no Alfa Romeo, que realizou 132 voltas depois da sua paragem de manhã.

Em destaque

Subir