Motociclismo

Sebastian Buhler termina PanAfrica Rally com vitória

Sebastian Buhler terminou em grande a sua participação no PanAfrica Rally ao vencer a derradeira etapa desta prova de todo-o-terreno que se concluiu esta sexta-feira em Marrocos. Com este resultado o piloto da Yamaha conseguiu completar o evento na quarta posição.

Foi uma prova onde os ‘motards’ portugueses voltaram a estar em bom plano, já que Mário Patrão foi quinto da ‘geral’, Joaquim Rodrigues sétimo e Pedro Bianchi Prata venceu a classe E1.

Sebastian Buhler esteve de facto muito bem neste derradeiro dia de prova. Aos comandos de uma Yamaha WR 450 o jovem piloto português terminou esta maratona africana a apenas 17 minuto de um lugar de pódio que chegou a ser seu no final da segunda etapa. De salientar que sem os 28 minutos da penalização sofrida na terceira etapa o pódio teria sido claramente seu.

“Foi uma vitória fantástica. A primeira que consegui numa etapa em África. Foi um dia que me deu muito gozo. Andámos sempre em areia, piso de que gosto bastante e onde me sinto bastante à vontade. Ataquei um pouco e o resultado apareceu. Sou um adepto das pistas rápidas marroquinas e sinto que consigo navegar cada vez mais rápido e seguro”, afirmou Buhler no final.

“O Rally na geral correu muito bem aprendemos muito em termos de navegação e condução no deserto que era esse o objetivo. Penso que evolui muito. A nova Yamaha de Rally esteve fantástica é muito boa e a minha equipa tratou muito bem dela ao longo de todos estes dias” salientou ainda o piloto da Yamaha que se vai manter mais uma semana em África a treinar ’roadbook’ para depois regressar a Portugal onde vai discutir o título de campeão nacional na Baja Portalegre 500.

Mário Patrão conseguiu ser o mais rápido, mas uma penalização, muito contestada pelo piloto, ditou outro resultado. “Foi uma boa etapa. Diverti-me muito, consegui ser o mais rápido em pista, mas a organização decidiu oferecer-me 20 minutos de penalização. Na minha opinião injusta, uma vez que o meu GPS validou o WP enquanto o da organização é que não validou. Não deixa, todavia, de ser uma participação muito positiva”, explicou.

“Viemos com a intenção de treinar a navegação e de fazer quilómetros em deserto e isso foi plenamente conseguido e de forma muito satisfatória. Não posso deixar de agradecer a todos os patrocinadores que me permitiram estar a fazer todas estas provas com vista a uma participação no próximo Dakar”, salientou o piloto de Seia.

Já Pedro Bianchi Prata obteve vitória categórica na classe Enduro 1 no quinto e derradeiro setor seletivo de 106 quilómetros que se disputou esta sexta-feira. O piloto iniciou o rali a vencer na sua categoria e assim manteve a liderança ao longo das restantes cinco etapas.

O piloto originário de Marco de Canaveses, que participu nesta competição aos comandos de uma Honda CRF 450 X terminou o rali no 13º posto da classificação geral absoluta. Bianchi Prata arrancou para esta última etapa na 16ª posição, lugar que ocupou no final do dia de ontem e terminou no 19º posto, ao penalizar por seis minutos devido a limite de velocidade não respeitado, conseguindo ainda assim segurar o notável 13º posto conquistado na véspera.

“Foi uma prova muito gira, mas também muito intensa. Foram vários dias, foi cansativo. Hoje acabou numa etapa muito bonita, com muitas dunas. Foram mais de 70 quilómetros de dunas. Estou contente com a minha performance, ganhei a minha categoria. A posição que alcancei à geral foi boa, tendo em conta que se trata de uma mota completamente de série, não é uma mota de rali. O objetivo era chegar ao fim”, acrescentou Bianchi Prata.

Em destaque

Subir