Apresentações/Novidades

Seat Tarraco a pensar nos ciclistas

O Seat Tarraco é, porventura, o primeiro SUV que, entre outras coisas, foi pensado na segurança de todos os que circulam de bicicleta, ao ser dotado com sistemas que ajudam o condutor de modo a proteger os ciclistas.

A marca de Martorell acredita que pode evitar 8 % dos acidentes envolvendo ciclistas que se verificam nas estradas europeias através do sistema com que equipou o novo Tarraco.

O sistema deteta a eminência de uma colisão frontal através de um radar na parte dianteira do veículo, que em períodos de 1,5 a dois segundos ativa um aviso luminoso e acústico. E se tal não for suficiente para o condutor reagir aciona automaticamente a travagem de emergência, que demora entre oito décimas e um segundo antes de que o acidente possa ocorrer.

A Seat desenvolveu o sistema ao longo de um longo processo, que implicou 1200 testes de modo a otimizar o funcionamento desta assistência, tendo sendo recriados mais de quatro centenas de cenários diferentes.

“Foram realizadas simulações de condução real. Utilizadas estruturas que reproduzem os diferentes utilizadores da via, como peões e ciclistas para testar a forma como responde o veículo em cada um destes casos”, afirmou o responsável pela Segurança Ativa da Seat, Esteban Alcántara, segundo o qual o Tarraco iniciará uma travagem de 20 metros antes de uma possível colisão.

Em destaque

Subir