Nas Notícias

“Se uma parte não cumprir as regras vai ser mais difícil e vai demorar mais tempo”

O Presidente da República exortou os cidadãos a cumprirem as regras sanitárias, num momento em que Portugal vai entrar em situação de calamidade.

“Se houver uma parte que não queira fazer vai ser mais difícil e vai demorar mais tempo a fazer e será um todo que sofrerá”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa, em Tondela, onde inaugurou uma central de triagem que tinha sido destruída nos incêndios de outubro de 2017.

Lembrando “a força e a união da região” na recuperação da estrutura, o chefe de Estado apelou “todo o país a unir-se” num esforço semelhante, mas agora para combater a pandemia de covid-19.

“Eu assumo que quando estamos perante desafios destes há uns mais responsáveis, aqueles que são eleitos são mais responsáveis, como são sempre por aquilo que corre melhor e pior e quando houver o apuramento de responsabilidades e, em democracia há sempre apuramento de responsabilidades, naturalmente que os mais responsáveis são os mais responsabilizados”, acrescentou.

Só que essa ponderação das responsabilidades “não exonera todos nós dos pequenos grandes gestos que são fundamentais para o todo coletivo”, frisou.

“É um pequeno sacrifício, é o adiamento de um projeto de uma ideia, é a limitação da atuação mais cautelosa e preventiva quando pode e deve ser adotada. É fazer o que é preciso fazer de uma maneira que não crie riscos desnecessários. É o grande desafio do momento”, insistiu o Presidente.

Em destaque

Subir