Desporto

“Se tiverem a equipa toda infetada perdem por falta de comparência”, diz Costa

O primeiro-ministro garantiu estar tranquilo a propósito do regresso do futebol e apresentou uma garantia que vai levar os clubes a cumprir o protocolo sanitário.

Em entrevista ao Porto Canal, António Costa lembrou que quem não cumprir as regras corre o risco de ficar infetado e, sem plantel, perder por falta de comparência.

“Eu não temo o regresso do futebol, mas os jogadores temem. E os treinadores temem. E os clubes também. Sabem que se tiverem a equipa toda infetada perdem por falta de comparência”, explicou.

O governante salientou que está em contacto permanente com as autoridades da Alemanha, “que será a primeira a regressar” aos relvados.

“A ministra da Saúde falou com o ministro da Saúde alemão para tentar perceber que normas sanitárias estão a adotar”, complementou.

António Costa  salientou que a gestão do processo de desconfinamento “é muito mais fácil no futebol”, quer pelas condições oferecidas pelos clubes, quer pelos jogadores.

“Quer pela faixa etária, quer pelas próprias condições de preparação física e saúde, apresentam um baixo risco”, sustentou.

“Todos os envolvidos, jogadores, técnicos e clubes, são os primeiros interessados em preservar a própria saúde e em cumprir escrupulosamente as regras de disciplina sanitária. Estamos a finalizar o protocolo sanitário que será aplicado e que, aliás, deverá estar concluído ainda hoje ou nos próximos dias. A informação que tenho é que a DGS ainda não terá validado tudo a 100 por cento”, concluiu o primeiro-ministro.

Em destaque

Subir