Ciência

“Se se confirmar eficácia da vacina da Pfizer será das melhores vacinas que teremos”

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, abordou hoje a vacina da farmacêutica Pfizer, cuja eficácia atingirá os 90 por cento. “Se se confirmar a eficácia, será das melhores que teremos”, disse.

“Se vier a verificar-se que a sua eficácia é na ordem dos 90 por cento, tenho a dizer que será das melhores vacinas que teremos, porque as que utilizamos atualmente nem todas têm essa eficácia”, disse hoje Graça Freitas.

Na conferência de imprensa de atualização de informação da covid-19, a responsável da DGS manifestou o desejo de que os ensaios venham a comprovar essa elevada taxa de eficácia.

De acordo com o anúncio da farmacêutica, os dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus apontam para uma eficácia de 90 por cento, sendo que ainda durante este mês será solicitado a utilização em situações de emergência, nos EUA.

Porém, o entusiasmo que a farmacêutica revela deve suscitar cautela. Desde logo porque esta vacina não estará iminente.

Graça Freitas referiu que Portugal está nos mecanismos de aquisição para esta vacina, bem como de diversas outras que possam surgir.

“Portugal está nos mecanismos europeus para aquisição de vários tipos de vacina e de várias marcas. Esta que hoje anunciou estes resultados é uma daquelas que o nosso país tem previsto adquirir”, esclareceu a diretora-geral da Saúde.

Em destaque

Subir