Nas Notícias

“Se o povo não tem esmolas para dar, as receitas são diminutas”

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, é o grande responsável em Portugal, pelas Jornadas Mundiais da Juventude que no verão trarão a Portugal milhões de jovens de todo o mundo.

A logística está em marcha e todas as decisões estão a ser tomadas, não negando o bispo portuense, atualmente em funções em Lisboa, que estes são tempos de emagrecimento de esmolas que lançam desafios vários para a Igreja Católica.

“Qualquer um sabe que a disponibilidade orçamental no dia a dia das famílias desceu drasticamente. E agora, quando temos os custos da energia, a inflação e a perda do poder de compra, é óbvio que isso significa muito, porque a Igreja vive de esmolas”, assumiu Américo Aguiar.

O bispo auxiliar de Lisboa confessou ainda que “se o povo não tem esmolas para dar, significa que as receitas são diminutas”.

Ainda assim, bispo entende que a Igreja deve desafiar todos os fiéis a ajudarem quem visita o país mas, sobretudo, aqueles que mais precisam.

“E também somos chamados à solidariedade e à caridade”, disse Américo Aguiar, em declarações ao jornal Sol.

Por outro lado, o bispo auxiliar de Lisboa diz que a Igreja tem de estar atenta às comunidades.

“Em relação às comunidades, infelizmente, devemos estar em alerta laranja para aquilo que significa, mais uma vez, sermos a almofada de choque de conforto para aquelas pessoas que vão ter dificuldades acrescidas no tempo que aí vem”, concluiu D. Américo Aguiar.

Em destaque

Subir