Nas Notícias

Se dormir nu, diminui risco de diabetes e queima mais calorias, diz estudo

sleep naked Não é agradável dormir sem pijama, com temperaturas baixas, mas um estudo aconselha-o: menor risco de diabetes e mais calorias queimadas. A pesquisa, a cargo de especialistas da Fundação Nacional do Sono (EUA), aponta os benefícios de dormir nu, que resultam sobretudo do facto de o corpo arrefecer com maior facilidade, de queimar uma maior quantidade de calorias durante o dia e também de criar maior sensibilidade à insulina.

Um estudo norte-americano dá-lhe um conselho curioso: dormir nu. A razão está relacionada com a sua saúde. Em primeiro lugar, reduz os riscos de diabetes. Depois, queima mais calorias.

O sono é mais reparador se a temperatura do corpo for mais facilmente reduzida, o que é conseguido de uma forma: dormir sem roupa.

Segundo esta investigação da Fundação Nacional do Sono, dos EUA, a temperatura dos quartos também não deve ser elevada, pelas mesmas razões.

Para a realização deste estudo, que mereceu honras de publicação na revista científica ‘Diabetes’, os investigadores avaliaram as temperaturas dos quartos, em paralelo com o efeito de eliminação de gorduras do corpo de adultos.

A equipa, cordenada por Francesco Celi, fizeram medições dos gastos calóricos e também da quantidade de insulina necesária ao organismo para manter ideais os níveis de açúcar no sangue.

Durante um período de cinco meses, cinco jovens saudáveis, homens, dormiram em quartos com temperaturas controladas pelos investigadores.

No primeiro mês, as temperaturas atingiram os 24 graus. No segundo, foram reduzidas para 19. No terceiro, os cientistas voltaram a repor o valor inicial. Já no último mês, as temperaturas subiram a 27 graus.

O passo seguinte foi avaliar os resultados. E os investigadores foram surpreendidos, sobretudo, com um facto: no mês em que as temperaturas estiveram nos níveis mais reduzidos (19 graus), verificou-se uma duplicação dos níveis da chamada “gordura saudável” no organismo.

Esta gordura é usada pelo corpo para gerar calor e, desse modo, queima-se facilmente. É a massa adiposa mais presente nas pessoas magras, que apresentam menores níveis de glicose.

Por outro lado, estes homens que dormiram no quarto mais frio conseguiram queimar maior quantidade de calorias durante o dia e também criaram maior sensibilidade à insulina.

Tendo em conta estes dados, Francesco Celi e a sua equipa facilmente concluíram que dormir num ambiente mais frio apresenta menor risco de diabetes.

Em destaque

Subir