Nas Notícias

Se beber, escolha bem o copo para não se embriagar por engano

copo cervejaA escolha do copo pode ser fundamental para evitar uma embriaguez ‘acidental’. Num recipiente curvo, torna-se mais difícil controlar a quantidade de bebida que se ingere, enquanto num copo reto o consumo chega a ser 60 por cento mais moderado.

A geometria importa na altura de consumir bebidas alcoólicas. Uma investigação conduzida na Universidade de Bristol (Inglaterra) comprovou que o formato dos copos é um fator a ter em conta para avaliar quanto se está a beber, pois num recipiente curvo é mais difícil controlar a quantidade que se ingere. Com um copo reto, o consumo chega a ser 60 por cento mais lento.

Segundo os resultados da experiência, já publicada na revista PLoS One, o álcool bebe-se até 60 por cento mais devagar em copos retos do que em copos curvos. Nestes é mais difícil determinar quanto se consumiu. No entanto, quando os participantes tinham de tomar uma bebida sem álcool o recipiente deixava de ter importância.

Este estudo tem importância a nível das bebidas alcoólicas, pois a diferença de velocidade no consumo pode ter reflexos na embriaguez, como explicou Angela Atwood, que coordenou a investigação: “devido aos danos pessoais e sociais que estão associados ao consumo excessivo de álcool, há grande interesse em alcançar estratégias para controlá-lo. Embora muitas pessoas consumam álcool de forma responsável, não é difícil tomar um copo a mais e ficar bêbado”.

A perceção do conteúdo é alterada pelo formato do copo, alterando fatores como a quantidade real e a velocidade de ingestão: os recipientes curvos dão uma ilusão de sobrar mais bebida, levando o consumidor a ingeri-la mais rapidamente. Se no caso de sumos não interfere com o organismo, em bebidas alcoólicos influi. “Creio que a nossa investigação é importante porque sugere que a capacidade de regular o ritmo de consumo pode ser alterada por certos copos”, comentou a investigadora.

A investigação envolveu 160 alunos e funcionários da própria Universidade de Bristol, desde que bebessem socialmente, com idades compreendidas entre 18 e 40 anos. Quem apresentasse sintomas de alcoolismo ou de outras patologias seria, obviamente, excluído. Durante o estudo, os voluntários bebiam cerveja ou refrigerantes em copos retos e curvados, sendo estes mais estreitos na base do que no topo. Os resultados demonstraram que as cervejas eram bebidas mais lentamente quando servidas em copo reto.

Para Angela Atwood, este estudo demonstrou que uma ingestão mais rápida, potenciada pelo formato do recipiente, aumenta o grau de intoxicação e leva a um aumento do consumo, no caso das bebidas alcoólicas. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é responsável por mais de dois milhões de mortes por ano.

Em destaque

Subir