Nas Notícias

Se a memória o atraiçoa, o chocolate é um bom aliado

chocolate De acordo com um estudo, alguns antioxidantes que podem ser encontrados no chocolate são bom aliados para a memória, sobretudo em pessoas com idade mais avançada. Scott Small, neurologista da Columbia University Medical Center, nos EUA, o cacau tem a capacidade de inverter o processo de perda de memória durante o envelhecimento. Mas escusa de comer chocotate em quantidades desmesuradas, porque o ditado aplica-se: o que é demais é erro.

Se procurava mais um bom argumento para comer chocolate, um neurologista apresenta-o: a sua memória agradece.

Um estudo realizado na Columbia University Medical Center, nos EUA – publicado na revista Nature Neuroscience – concluiu que alguns antioxidantes presentes no chocolate são benéficos, para travar o processo de perda de memória que se acentua com o envelhecimento.

Para chegar a esta conclusão, o neurologista orientou um trabalho que consistiu em acompanhar um grupo de pessoas com idades entre os 50 e os 69 anos.

Todos os dias, foram sujeitos a uma dieta que previa o consumo de 900 miligramas de antioxidantes (flavonoides), presentes em chocolates. Depois, essas pessoas foram submetidas a testes de memória, durante três meses.

As conclusões apontam num sentido: essas pessoas que consumiram antioxidantes extraídos do chocolate apresentaram melhores resultados ao nível da memória, cujo processo de declínio foi travado.

Os investigadores realizaram ressonâncias magnéticas que mostraram uma melhor atividade na zona do cérebro associada, precisamente, à memória. A conclusão não deixou dúvidas: o cacau, presente no chocolate, traz benefícios.

Os flavonoides são compostos químicos presentes não apenas no chocolate, mas também no vinho tinto, em frutas, vegetais e chás, entre outros. Os flavonoides apresentam inúmeros benefícios para o corpo humano, se consumidos de forma correta.

Nos últimos anos, estes compostos estão a ser muito pesquisados, para explorar ao máximo o potencial da substância, e fazer com que ela esteja presente cada vez em maior quantidade nos alimentos, principalmente para prevenir cancro e as doenças do coração.

Os flavonoides trazem benefícios como ações anti-inflamatória, hormonais, anti-hemorrágias e antialérgicas.

Em destaque

Subir