Nas Notícias

“Se a criança ou outra pessoa tivessem sido feridas, a culpa seria da vaca”. PAN critica presença de animais no programa de Cristina Ferreira

O PAN está revoltado com Cristina Ferreira, depois de a apresentadora ter tido a presença em estúdio de uma vaca e ovelhas na emissão do seu programa, no último sábado.

“Foi mais um exemplo de sujeição de animais a contextos que lhes são estranhos e inadequados, e que violam o seu bem-estar”, criticou André Silva, líder do PAN, em referência à emissão do último sábado na noite da TVI com o programa ‘Noite de Cristina’, apresentado por Cristina Ferreira e onde foi recriado o presépio.

Para André Silva, do PAN, levar um bovino para um estúdio de televisão é uma situação “desnecessária”.

“A sujeição de um bovino habituado a estar em regime extensivo a uma deslocação forçada para um local desconhecido que não lhe fornece as mínimas condições para que expresse os seus comportamentos naturais, onde irá ser constantemente agredido pelo ruído extremo, pelas luzes intensas, pela falta de locais de refúgio e sem respeito pelos seus horários e necessidades, não é aceitável e é completamente desnecessária”, assinalou André Silva, em mensagem nas redes sociais.

O líder do PAN avisa Cristina Ferreira que os “animais não são coisas”. “São seres sencientes, ou seja, têm a capacidade de sentir”, assinalou André Silva, referindo ainda que os animais têm “sensações como a dor ou a agonia”.

“Ou as emoções, como o medo ou a ansiedade, são estados subjetivos próximos do pensamento e estão presentes na maior parte das espécies animais, nos bovinos de certeza. Que o espírito natalício nos aproxime de todos aqueles que a ciência diz serem capazes de sentir”.

A dado momento, em estúdio criou-se alguma tensão quando a vaca pareceu descontrolada e Cristina Ferreira chegou mesmo a desaparecer do ecrã, sendo que uma criança que estava em estúdio teve de ser retirada rapidamente para evitar qualquer acidente.

“Se a criança ou outra pessoa tivessem sido feridas, já sabemos que a culpa seria da vaca”, diz André Silva.

Sobre este momento, a TVI relata no seu site que se tratou de “um momento hilariante”.

Em destaque

Subir