Categorias: Mundo

Schulz diz que citou Portugal para provar falta de cooperação na Europa

Alemão Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu, alega que foi mal interpretado, nas declarações que fez sobre Portugal. Shulz refere que a crítica à procura de investimento que Passos Coelho fez em Angola pretendia ser apenas um exemplo de “falta de solidariedade na Europa”.

Martin Schulz corrigiu as suas palavras sobre Portugal. O recém-eleito líder do Parlamento Europeu referiu que não compreendia a visita de Passos Coelho a Angola, à procura de investimento em Portugal. E justificou essa decisão estratégica do primeiro-ministro: “Só o fez porque Angola tem muito dinheiro”.

Mas o recém-eleito líder do Parlamento Europeu foi mais longe e disse que o “declínio” é o “futuro de Portugal”. O alemão confessou até que recortou o artigo do jornal Neue Zürcher Zeitung, onde tomou conhecimento da deslocação do primeiro-ministro português a Angola.

“Recentemente li um artigo no jornal Neue Zürcher Zeitung. Até recortei o artigo e guardei-o. O primeiro-ministro de Portugal deslocou-se a Luanda. Passos Coelho apelou ao Governo de Angola que invista mais em Portugal, porque Angola tem muito dinheiro. Esse é o futuro de Portugal: o declínio”, afirmou Martin Schulz.

Segundo essas palavras de Schulz – proferidas a 1 de fevereiro, em Bruxelas, e recuperadas pelo jornal Público –, procurar países que não integram a União Europeia (UE) só porque “têm muito dinheiro”, para que estes ajudem a recuperação económica de outros em dificuldade, como Portugal, é errado e acarreta um “perigo social”, porque coloca em xeque a estabilidade da UE.

Passos Coelho visitara Angola em novembro, assumindo que procurava oportunidades para chamar investimento angolano em Portugal. Passos refere que Angola é “uma excelente oportunidade” se o capital for “bem investido em Portugal”.

Essa decisão de Passos Coelho foi, para Schulz, “um mau exemplo” do caminho que se deve trilhar para proceder à recuperação económica de qualquer país que partilha o projeto europeu, como é o caso de Portugal.

Depois de suscitar uma onda de críticas – provenientes de deputados e eurodeputados portugueses – o presidente do Parlamento Europeu referiu que não pretendeu imiscuir-se nos assuntos internos de Portugal e que apenas citou este exemplo para lamentar o que considera ser “falta de solidariedade” na Europa.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias