Economia

Schäuble ‘desmente’ Passos e diz que Portugal está a salvo de segundo resgate

wolfgang schaeubleWolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, defendeu que Portugal está a salvo de um segundo resgate. Esta declaração permitiu acalmar os mercados, que se agitaram depois de Passos Coelho ter abordado esse cenário, após o Tribunal Constitucional ter chumbado a requalificação da Função Pública.

Berlim não acredita que Portugal necessite de um novo resgate financeiro, ainda que seja difícil fazer previsões perante “mercados irracionais”.

Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão – que coloca a Irlanda também a salvo de nova ajuda –, conseguiu, com estas palavras, acalmar os mercados, que se agitaram depois de o primeiro-ministro ter colocado essa hipótese em cima da mesa, num comentário ao mais recente chumbo do Tribunal Constitucional.

Recorde-se que os juízes do Palácio Ratton consideraram que a requalificação da Função Pública viola a Constituição, o que impede o Governo de avançar com uma medida acordada com a troika.

Depois das palavras de Passos Coelho, os juros da dívida portuguesa dispararam, para níveis verificados apenas no auge da crise política de julho passado.

O ministro do governo liderado por Angela Merkel disse que Portugal e a Irlanda conseguirão evitar um segundo resgate, numa entrevista ao diário alemão Die Welt, que a Bloomberg citou.

Em destaque

Subir