Desporto

SC Braga vence Académica e é líder da Liga Zon Sagres a seis jornadas do fim

braga_3O Sporting de Braga ficou esta segunda-feira a seis jogos de um sonho que parece cada vez mais próximo da realidade. No Estádio Axa, primeira parte foi de total controlo para os homens de Leonardo Jardim, que acabaram a partida em sofrimento. 13.ª vitória consecutiva dá direito a liderança, mais que merecida diga-se.

O SC Braga é o novo líder da Liga Zon Sagres, numa altura em que apenas só faltam seis jornadas para o final do campeonato, e após Benfica e FC Porto terem perdido pontos este fim de semana. Esta noite, no Estádio Axa, os ‘guerreiros’ receberam e venceram a Académica de Pedro Emanuel, que continua em situação difícil na tabela.

Com uma boa moldura humana, os primeiros 45 minutos só deram Braga, após a Académica até ter entrado melhor. Sem surpresas, a formação minhota foi para o descanso com dois golos de vantagem. Primeiro aos 36, por Mossoró. Após cruzamento perfeito de Miguel Lopes na direita, o médio brasileiro cabeceia pela zona de penálti e faz um golo à ponta de lança.

Apenas nove minutos depois o segundo, desta vez por Lima. Passe fantástico de Mossoró com o avançado brasileiro a não perdoar perante Peiser. Com este tento, o avançado do SC Braga isola-se novamente na liderança da tabela dos melhores marcadores, com 19 golos, mais um que Óscar Cardozo e já a oito de James Rodríguez, terceiro classificado.

Apito para intervalo e o objetivo ‘liderança’ estava cada vez mais perto.

Na segunda metade o filme viria a ser bem diferente, numa altura em que nas bancadas já se dava o primeiro lugar como garantido. A Académica foi melhor nos segundos 45 minutos e pode até no final queixar-se da sorte, a bola não parecia mesmo querer entrar na baliza de Quim. David Simão, aos 62 minutos, com um fantástico remate fora de área, viria a conseguir reduzir para 2-1.

Até final, o SC Braga teve de preocupar-se em defender a vantagem mínima, uma missão que acabou por cumprir após o apito de André Gralha.

13.ª vitória consecutiva para o SC Braga que chega de forma merecida à liderança do campeonato. Mesmo sem ter feito um jogo brilhante esta noite, a formação de Leonardo Jardim tem vindo a praticar o melhor futebol do campeonato. Numa altura que faltam seis jornadas para o fim, o sonho minhoto está cada vez mais próximo da realidade.

Contudo, até final, os ‘guerreiros’ têm de ultrapassar ainda alguns duros testes. Eis o campeonato que resta ao SC Braga até final: Benfica (fora), FC Porto (casa), Paços de Ferreira (fora), Olhanense (casa), Beira-Mar (casa), Sporting (fora).

Em destaque

Subir