Desporto

SC Braga-Académica: O sonho de querer chegar à liderança e nunca mais de lá sair

braga_4Caso vença hoje a Académica de Pedro Emanuel, ‘guerreiros’ isolam-se na liderança quando ficam a faltar apenas seis jogos para o final da Liga Zon Sagres. Em Braga, segundo ou terceiro lugar já não chegam nem por sombras.

Uns olhavam-nos como uma simples boa surpresa deste campeonato, outros apenas como um simples grupo de homens com a ‘mania’ que são grandes. Análises céticas e romantismos à parte, certo é que o SC Braga assume-se cada vez mais como um grande em Portugal, e que grande.

Depois dos empates de Benfica e FC Porto, os ‘guerreiros’ do Minho têm hoje uma boa oportunidade de se assumirem como fortes candidatos ao título. A formação de Leonardo Jardim recebe esta segunda-feira no Estádio AXA a Académica de Pedro Emanuel. A formação de Coimbra precisa de pontos para fugir à linha de água, ainda por cima numa jornada em que Feirense, União de Leiria e Beira-Mar, as únicas três equipas abaixo, já jogaram e todas perderam.

Em Braga não se coloca sequer a hipótese de derrota ou empate, até porque está na hora do Braga assumir aquilo que já muitos acham e concordam há muito – é candidato ao título e pratica sem sombra de dúvidas o melhor futebol deste campeonato. O FC Porto desde a jornada 1 que não convence, o Benfica teve os seus momentos, o Sporting continua a anos-luz no que toca a tratar bem a ‘redondinha’.

Na lista de convocados do SC Braga para a partida desta noite, destaque maior para o regresso de Alan, de fora há um mês. O extremo brasileiro integra a comitiva mas ainda não se sabe se estará apto a jogar a cem por cento. Luís Alberto e Imorou também estão de volta e de fora continuam Vinícius, Rúben Amorim, Baiano, Ewerton e Leandro Salino, todos por lesão. Leonardo Jardim exclui também Samuel e Rivera, ambos por opção técnica.

O campeonato português deste ano ficará sem dúvida na história pela sua competitividade. Com dois pontos que separam os três primeiros, o SC Braga tem hoje a oportunidade de ficar na frente. Depois, para os minhotos será preciso apenas manter, uma tarefa que não se avizinha nada fácil visto que têm de visitar Luz (25ª J) e Alvalade (30.ª J), além de receberem o FC Porto, na 26.ª jornada. Até final do campeonato, os ‘guerreiros’ têm a disputar as seguintes partidas: Académica (casa), Benfica (fora), FC Porto (casa), Paços de Ferreira (fora), Olhanense (casa), Beira-Mar (casa), Sporting (fora).

SC Braga e Académica entram em campo às 20h15. O jogo tem transmissão em direto e em exclusivo na Sporttv1.

No outro jogo desta segunda-feira, o Marítimo recebe na Madeira o Gil Vicente. Em caso de Vitória, a formação de Pedro Martins recupera novamente o quarto lugar, à frente do Sporting, que venceu no sábado o Feirense, por 1-0.

Em destaque

Subir