Nas Notícias

Vírus que matou na China é altamente patogénico mas não se transmite entre humanos

gripe_vacinaO vírus da gripe das aves (H5N1) que matou um homem em Shenzhen, na região sul da China, já foi identificado e é altamente patogénico. No entanto, as autoridades de saúde chinesas sustentam que não há perigo de transmissão entre humanos. Numa nota do Centro de Controlo de Doenças de Shenzhen, surgem certezas, mas abre-se espaço a outras dúvidas.

O vírus H5N1, que matou um chinês, foi transmitido ao homem através de uma ave, garantem as autoridades de saúde da China, que também já têm informações sobre a estirpe em causa. E essa informação permitiu transmitir uma mensagem de tranquilidade para os cidadãos, através de um comunicado do Centro de Controlo de Doenças de Shenzhen.

Mas persistem dúvidas sobre o potencial deste vírus, que o comunicado emitido não esclarece. Se é certo que o vírus está identificado e que a transmissão entre humanos não é possível, a origem do vírus permanece uma incógnita. Apesar de tudo, as autoridades de saúde aconselham a população a manter a calma.

Este caso esporádico de gripe das aves, que tirou a vida a um motorista de autocarro, veio levantar dúvidas sobre um problema de saúde pública que estaria controlado. Com esta morte, regressam os fantasmas sobre uma pandemia que chegou a assustar o mundo.

Em destaque

Subir