Ciência

Saúde: O sal que usamos na cozinha tem microplásticos

Um estudo internacional a 17 marcas de sal vendidas em oito países, dos quais Portugal, revelou que consumimos microplásticos através do sal utilizado na cozinha.

A investigação, publicada no site ‘Scientific Reports’ e citado pelo jornal Público, indica que estas substâncias consumidas através do sal não têm um impacto na saúde imediata. No entanto, a longo prazo os danos colaterais na saúde poderão ser maiores, uma vez que o consumo dos microplásticos faz-se também pelo peixe, marisco, mel e cerveja, alimentos onde já foram detetadas estas substâncias com menos de cinco milímetros.

Os cientistas afirmaram então que, no máximo, cada pessoa consume cerca de 37 partículas de microplásticos por ano, apenas pelo consumo de sal.

Para o estudo foram analisadas amostras da Austrália, França, Irão, Japão, Malásia, Nova Zelândia e África. Mas, de todas, a amostra portuguesa destacou-se por ser a que tinha um maior número de partículas antropogénicas, isto é, microplásticos e pigmentos: 10 microplásticos por quilo.

Anualmente, cerca de cinco a 13 milhões de toneladas de plástico são depositados nos oceanos, pelo que os cientistas alertam para futuras investigações para se entender o impacto que estes microplásticos poderão ter na saúde humana.

Em destaque

Subir