Nas Notícias

Saúde: Ministro revela que um terço dos hospitais EPE estão em falência técnica

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, revelou hoje que vai dispensar mais de um terço do quadros superiores no novo desenho do Ministério. E um terço é também a quantidade de hospitais EPE em falência técnica, devido a uma dívida acumulada nos últimos dois anos.

Em comissão parlamentar, Paulo Macedo anunciou a dispensa de um terço da estrutura do seu ministério, ao abrigo de um plano de contenção de despesa que o Governo pretende aplicar.

O titular da pasta anunciou a medida em resposta a uma pergunta do deputado socialista, António Serrano, que criticou o plano austero de cortes na Saúde, na ordem dos 260 milhões de euros, o que está para além do exigido pela troika.

“Não existem receitas mágicas. A maioria dos cortes prende-se com recursos humanos e com os medicamentos. O desenho do ministério, que está em fase de conclusão, prevê uma diminuição superior a 30 por cento dos quadros dirigentes”, adiantou Paulo Macedo.

Falência técnica dos hospitais EPE

Também um terço permite determinar a quantidade de hospitais EPE que se encontram em falência, segundo o ministro da tutela. Na mesma comissão, Paulo Macedo alertou ainda para o défice, que em 2011 atingirá os 300 milhões.

Durante o ano passado, esse défice cifrou-se nos 220 milhões. “Existe uma dívida acumulada nos últimos dois anos”, sustentou.

Em destaque

Subir