Mundo

Saúde de Kim Jong-Un em causa depois do líder norte-coreano faltar ao Parlamento

coreia norteA Assembleia Popular da Coreia do Norte reuniu pela segunda vez, mas Kim Jong-Un não esteve presente. A ausência do ‘líder supremo’ espoletou as dúvidas sobre o estado de saúde, especialmente depois de ter aparecido com excesso de peso e a mancar em aparições recentes.

Qual é o verdadeiro estado de saúde de Kim Jong-Un? O ‘líder supremo’ da Coreia do Norte faltou à sessão extraordinária da Assembleia Popular, confirmando uma ausência de atos oficiais que se vem prolongando há várias semanas.

Nas últimas aparições na televisão (a mais recente foi no dia 3 deste mês), o dirigente norte-coreano apareceu com um ligeiro excesso de peso e aparentando estar a mancar.

São poucas as vezes em que a Assembleia Popular Suprema, o Parlamento norte-coreano, se reúne. Por regra, os deputados são convocados uma ou duas vezes por ano a ‘avalizar’ as decisões tomadas pelo partido comunista (e único no país).

Ao falhar à sessão de hoje, convocada como extraordinária, Kim Jong-Un fez ressurgir os rumores sobre uma maior debilidade do estado de saúde.

Sem o ‘líder supremo’, os trabalhos foram conduzidos pela segunda figura do regime. Hwang Pyong-So aproveitou a Assembleia para se fazer aprovar como vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa, a mais influente dentro do Parlamento.

O cargo tornou-se natural desde que, em maio, o mesmo Hwang Pyong-So substituiu Choe Ryong-hae como a segunda figura na hierarquia militar, só superada por Kim Jong-Un. Ryong-hae era, até à sessão de hoje, o vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa.

Em destaque

Subir