Nas Notícias

Saúde de Francisco José Viegas motiva saída do Governo de Passos Coelho

francisco jose viegasFrancisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura, vai ser o primeiro elemento deste executivo a ir embora sem ser por motivos políticos. O escritor, que na semana passada chegou a estar internado num hospital no Porto, alega “problemas graves de saúde” e deve deixar o cargo no final do mês.

Numa altura em que PSD e CDS procuram resolver os problemas na coligação de Governo, a segunda baixa no executivo não tem qualquer motivação política. Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura, tem vindo a pedir a demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, “em razão de problemas graves de saúde”, mas essa pretensão tem sido negada.

Contudo, o internamento do escritor na semana passada, numa unidade hospitalar no Porto, devido a “indisposição súbita”, levou a que esse desejo não tivesse volta atrás. O primeiro-ministro já terá aceite o pedido de demissão, com o compromisso do secretário de Estado se manter até ao final do mês.

Assim, Francisco José Viegas deve deixar a Secretaria de Estado da Cultura a meio da próxima semana, até para que Passos Coelho possa escolher, conversar e apresentar o sucessor. Nilza Sena, deputada e vice-presidente do PSD, é avançada pelo Expresso como a futura titular da pasta.

Recorde-se que a primeira baixa no Governo foi por motivos políticos quando, em março, Henrique Gomes abandonou a Secretaria de Estado da Energia, alegadamente por não o terem deixado baixar as “rendas excessivas” pagas no setor da eletricidade.

Em destaque

Subir