Nas Notícias

Saúde: corte de 200 milhões de euros previsto para 2013

hemodialiseO Orçamento de Estado para 2013 vai englobar um novo corte no setor da saúde, onde estarão incluídos menos 200 milhões de euros. Educação e Segurança Social também serão prejudicados.

Segundo o jornal Diário Económico online (DEO), Paulo Macedo, ministro da Saúde, foi pressionado pelo ministro das Finanças a fazer uma redução no orçamento da saúde para o próximo ano de 2013, estando já previsto no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), referente aos anos de 2012-2016.

De acordo com o DEO, não só a saúde irá sofrer cortes, como também outros ministérios, como é o caso da Segurança Social e ainda a Educação, onde o ensino superior deverá ficar prejudicado em menos 14,5 milhões de euros, sendo este um corte orçamental para as universidades e politécnicos de 2,5 por cento.

Atualmente, todos os ministérios estão a elaborar propostas orçamentais para serem entregas a Vitor Gaspar, o qual posteriormente avaliará as mesmas.

Este ano, na saúde, Paulo Macedo teve um orçamento de 7948 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde, enquanto que os gastos totais foram de 7952 milhões de euros.

Em destaque

Subir